terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Hélice Novo

Quando o Tinguá ficou pronto em Janeiro de 2007, por falta de uma opção melhor, instalamos um hélice folding de duas pás, "genérico" da Gori. Apesar de propiciar um bom arrasto seu desempenho não nos agradava.


Tempos depois começaram a chegar ao Brasil os hélices folding (2 pás) argentinos feitos de composite. No entanto, descobri na internet um hélice feathering de 3 pás também em composite (Zytel da DuPont), desenvolvido e fabricado na Nova Zelândia pela Kiwi Props. Um hélice leve, com passo regulável com uma chave Allen até embaixo d'água, sem problema de corrosão, com excelente propulsão inclusive a ré. E ainda a um custo 60% menor.


Tempos depois descobri que o colega da ABVC Gunther Weber estava comercializando estes hélices no Brasil. Como estamos subindo com o Tinguá nos próximos dias para Angra (desta fez parece que finalmente vamos mesmo), era um bom momento para adquiri-la. Fizemos a encomenda e em menos de 15 dias já estava no Brasil.

Pois bem, ontem o Gunther esteve aqui em Florianópolis instalando a peça no Tinguá. Vamos checar ainda o seu desempenho, mas a "bichinha" já é o assunto entre os velejadores do Clube.


Quero destacar aqui a presteza, correção e atendimento do Gunther. Que bom seria se ao menos a maioria dos nossos fornecedores fossem assim. Com mais de 40 anos no mercado náutico e velejador experiente recomendo o Gunther Weber (gunthersailing@yahoo.com - 47-9984-4884).

Nenhum comentário: