São muitos os velejadores que sonham substituir seus motores diesel por motores elétricos, utilizando uma energia limpa, renovável e, mesmo a motor, navegando silenciosamente. Nada mais de motores barulhentos, sujos, com muita manutenção, carregando litros e litros de combustível inflamável. Podemos dizer que ainda é um sonho, só que agora o limite não é tão tecnológico mas mais financeiro. Já há sistemas de propulsão elétrica para veleiros sendo comercializados e barcos os utilizando normalmente, é verdade que a autonomia ainda deixa a desejar e, praticamente, exige um gerador AC diesel ou gasolina no sistema (o que não nos livra definitivamente do combustivel fóssil). Um exemplo é o catamaran Aventura33 Hybrid que já navega há mais de 3 anos com esta tecnologia, tendo percorrido mais de 7.000 milhas náuticas.
Uma das empresas que se destacam na área, com sistemas voltados para veleiros, mono e multicascos, é a Oceanvolt com seu sistema SEA, que aqui são as inicias para Silente Electric Autonomy. É o sistema que equipa o Aventura33. Vale a pena dar uma passeada pelo site deles. Fiz um pedido de cotação para a instalação dos sistema num catamaran Lagoon380, como o TinguaCat, no site, e recebi uma educada resposta com mais informações mas ainda sem falar em valores. Eles devem ser altos mesmo...
O sistema SEA utiliza modernos e eficientes motores elétricos acoplados em saildrives (rabetas), que quando não em uso podem regenerar energia pelo deslocamento do barco navegando. O ponto fraco de todo sistema de propulsão elétrica é a autonomia, limitada pelas baterias. A Oceanvolt já utiliza baterias modernas de íons de Lítio que são menores, carregam mais rapidamente, duram muitos ciclos a mais e pesam bem menos do que as convencionais.
Outro fabricante que vem se destacando na propulsão elétrica náutica é a alemã Torqueedo, muito conhecida pelos pequenos motores de popa elétricos, mas que fabrica sistemas completos com motores inboard de 40 a 80 Hp equivalentes e uma saildrive de 40 HP para veleiros.
Como sabemos a tecnologia não para de avançar e os preços tendem a diminuir...quem sabe ainda navegaremos por estes mares utilizando somente energia limpa.
O Aventura33 Hybrid
Uma das empresas que se destacam na área, com sistemas voltados para veleiros, mono e multicascos, é a Oceanvolt com seu sistema SEA, que aqui são as inicias para Silente Electric Autonomy. É o sistema que equipa o Aventura33. Vale a pena dar uma passeada pelo site deles. Fiz um pedido de cotação para a instalação dos sistema num catamaran Lagoon380, como o TinguaCat, no site, e recebi uma educada resposta com mais informações mas ainda sem falar em valores. Eles devem ser altos mesmo...
Esquema para propulsão elétrica de um multicasco
O sistema SEA utiliza modernos e eficientes motores elétricos acoplados em saildrives (rabetas), que quando não em uso podem regenerar energia pelo deslocamento do barco navegando. O ponto fraco de todo sistema de propulsão elétrica é a autonomia, limitada pelas baterias. A Oceanvolt já utiliza baterias modernas de íons de Lítio que são menores, carregam mais rapidamente, duram muitos ciclos a mais e pesam bem menos do que as convencionais.
Outro fabricante que vem se destacando na propulsão elétrica náutica é a alemã Torqueedo, muito conhecida pelos pequenos motores de popa elétricos, mas que fabrica sistemas completos com motores inboard de 40 a 80 Hp equivalentes e uma saildrive de 40 HP para veleiros.
Catamaran com saildrive Torqueedo de 40 HP equivalentes
Como sabemos a tecnologia não para de avançar e os preços tendem a diminuir...quem sabe ainda navegaremos por estes mares utilizando somente energia limpa.
Um motor para um catamarã de 38 pés da Oceanvolt, instalado, custa em torno de 25 mil dólares!
ResponderExcluirPois é, por isto disse no texto que o limite não é tecnológico, mas financeiro.
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