terça-feira, 18 de outubro de 2011

Salve o Pier do Saco da Ribeira

Tenho acompanhado, principalmente através do grupo ABVC no Yahoo, a situação do Pier Público de Ubatuba, no Saco da Ribeira. A praticamente inderdição do pier tem provocado enormes transtornos e prejuízos aos pescadores, as escunas de turismo, aos velejadores e prestadores de serviço ali baseados. Com atitudes autoritárias, até truculentas, e sem transparência por parte dos órgãos governamentais envolvidos ninguém sabe ao certo no que vai dar. Vão adequar a área as exigências ambientais (muitas descabidas) do Ibama e a área vai retornar aos seus usuários até em melhores condições? Ou existe interesses ocultos de grandes capitais por área tão nobre? ou...Nenhum de nós sabe ao certo.

No último dia 13/10 retornando do Bracuhy para Florianópolis com o Tinguá e os veleiros Parangolé e Aquaviva, constatamos in loco a "interdição" do pier. Estranhamos também o valor de 50 reais pedido pelo funcionário da AUMAR para pernoite numa poita. No caribe o preço médio é de 25 dolares e muitas vezes dá direito a água e as vezes até um saco de gelo. Em Paraty pagamos 60 reais de diária em marina no pier, com energia, água e banho.

 Tinguá chegando no Saco da Ribeira

O que interessa é que a comunidade náutica de Ubatuba começa a se mobilizar e está, dentre outras ações, fazendo um grande abaixo-assinado. Faça como eu e assine-o em http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N15326

Um comentário:

Anônimo disse...

Vivenciei isso na Pascoa e é revoltante. Mas bati o pé e se eles mentem, temos de fazer valer a lei.