terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Três Dias Curtindo Ganchos

Na sexta-feira (25/01) Jorge e Eu retornamos com o Tinguá para a sub-sede de Jurerê. Havia muito que não fazia este trajeto com vento favorável, um SE/E na faixa dos 14-16 nós. Uma gostosa velejada.

No sábado pela manhã, zarpei para Ganchos com a esposa e os meninos. Com pouquíssimo vento e ondulações de leste, fomos na motorada com pouca ajuda das velas. Pegamos uma poita na sub-sede do IC de Caiobá, no "gancho" de Calheiros, por volta do meio-dia. Clube conveniado com o ICSC que nos recebeu muito bem. No final da tarde chegou o veleiro Isadora, com o Cmdte. Pratts, a esposa e a filhinha Isadora.

Como o tempo permanecia com vento leste e algum mar, permanecemos em Ganchos, curtindo praia, natureza, a vida à bordo. No final da tarde de domingo fizemos um lindo passeio, com os botinhos, pelas reentrâncias de Calheiros, Gancho do Meio e Gancho de Fora, outras duas baías da região. Ficou para a próxima explorar a baía de Gancho de Dentro.

Com previsão de vários dias de chuva a partir da terça-feira resolvemos partir na terça cedo, mesmo com o persistente leste de fôrça 5 e previsão de mar agitado com ondulações de leste, que nos pegaria pelo costado, para Jurerê. Esta última noite, foi com muita chuva e vento, com direito a dois temporais na madrugada. Mesmo assim minha tripulação recusou o oferecimento do amigo Pratts para retornarem por terra com sua esposa e filha, e encararam muito bem as condições nada agradáveis. Saímos às 7:30h e por volta das 10:00h estávamos apoitando no ICSC em Jurerê, depois de enfrentarmos alguns vagalhões com tranqüilos 3 m.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Feiras Náuticas

Esta foi a semana das feiras náuticas em Santa Catarina. Na terça (15) abriu a Náutica Fair em Florianópolis e na quinta (17) o Santa Catarina Boat Show em Bal. Camboriú.

Apesar de saber que estas feiras são quase que exclusivamente voltadas as lanchas, visitei as duas. A Náutica Fair estava decepcionante, pior que a edição do ano passado. Sentiu muito a concorrência do SC Boat Show com todo o poder da revista Náutica. A destacar apenas um Skipper30, com casco azul, o Best Fellow, que está sendo entregue ao amigo Leonardo Deboni e será o quarto no ICSC.


Hoje visitei o SC Boat Show, na Marina Tedesco em Bal. Camboriú (foto), que apesar de primeira edição e relativamente pequeno tem cara de feira naútica, com trapiche, embarcações na água para test-drive e um mix melhor de expositores e atrações. De vela apenas a Delta Yachts com seu conhecido e bem construido Delta 36.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Fim-de-Semana no Magalhães

Para os que não conhecem, Magalhães é o nome do canto sul da Baía da Armação da Piedade, município de Gov. Celso Ramos (que prefiro chamar pelo nome antigo Ganchos), na região da Grande Florianópolis. Alí forma-se um istmo, sendo Magalhães o lado interno à baia (protegido dos ventos do quadrante Sul) e a Baía dos Golfinhos o lado externo. Passa-se de uma praia para a outra com uma caminhada de não mais de 500 metros. Foi alí que passamos o final de semana à bordo do Tinguá, curtindo praia, mar, uma comidinha...

Saímos da poita do ICSC em Jurerê, na manhã de sábado com vento sul em torno dos 20 nós, chegando aos 25 nas rajadas, mas com mar baixo. Voltamos no domingo, mais cedo, para escapar do Sul forte que estava previsto, já que íamos retornar à séde Centro e não seria nada agradável "descer" a Baía Norte com mais de 20 nós de Sul "na cara". Foi a conta, já próximo ao destino "êle" veio já beirando os 20 nós.