quarta-feira, 19 de maio de 2010

Beto Pandiani

Durante a Semana de Vela de Ilhabela, em julho de 2009, encontrei Beto Pandiani na Livraria e Café Ponto das Letras. Recem havia sido lançado seu livro O Mar é Minha Terra (Ed. Grão). A livraria já possuía o livro, que comprei e ao qual o Betão colocou seu autógrafo. O livro já viajou um bocado desde então, pois por várias vezes já o levei em viagens mas nunca tive tempo para lê-lo.

Finalmente, em recuperação de uma pequena cirurgia, li-o ontem e hoje. E me surpreendi muito, positivamente, com seu conteúdo que além da Travessia do Pacífico relembra as outras expedições do navegador (veja todas aqui), bem como vários fatos de sua vida, muito bem dosados, quase que um livro de memórias. Betão revelou-se também bom escritor e a leitura flui fácil e gostosa. Recomendo!

Beto Pandiani para os que não conhecem é o maior dos "aventureiros" do mar, do Brasil, sem menosprezar Amyr Klink, André Homem de Mello a Família Schurmann, e tantos outros quase anônimos que muito admiro. Atravessar o Drake, contornar o Cabo Horn ou o Pacífico do Chile a Austrália abordo de catamarans abertos de vinte e poucos pés não é para qualquer um. Leiam o livro e vejam se não tenho razão...

Nenhum comentário: