domingo, 31 de outubro de 2010

Velejando depois de Votar

Votamos cedo e rumamos para a sede oceânica de Jurerê do ICSC onde o Tinguá nos aguardava na poita D9. Passamos o lindo dia (a esposa, os meninos e eu) velajando pelas baías de Canasvieiras, Jurerê e da Armação no norte da Ilha de Santa Catarina. Mar baixo e ventos de 11-14 nós de ENE.

Vila de Armação da Piedade

Ancoramos para almoçar em frente a vila de Armação da Piedade. Enquanto descansávamos o vento esteve mais forte fora do abrigo da pequena baía.

domingo, 24 de outubro de 2010

A Dança dos Balões da S40

Para acompanhar a Mitisubishi Sailing Cup levei o Tinguá na quarta-feira (20/10) à tarde para a sede oceânica em Jurerê para aproveitar a previsão de ventos SEE. Mas ele chegou antes e fui com NE de até 20 nós "na cara" até próximo a Ponta de Jurerê, quando rondou para E.

Na sexta-feira (22/10) fomos Jorge, Saul Capella, LC e Eu no Tinguá acompanhar ao primeiro dia de regatas dos S40 na disputa da 4 e última etapa da Mitsubishi Sailing Cup. O nordestão nos 18 nós e rajadas ainda maiores deu muito trabalho as nove tripulações e tornou desconfortável o acompanhamento, mas valeu. Foram três regatas muito disputadas. Num dos intervalos ancoramos na baiazinha da Ilha do Francês para almoçar uma maminha feita no forno com sal grosso.


O mais espetacular é apreciar a subida e descida dos balões. Nestes dois links há fotos fantásticas desta dança dos balões: http://www.flickr.com/photos/tmattos/sets/72157625226837988/ com fotos do velejador Tarcísio Mattos e http://www.esportesdomar.com.br/EVENTOS/Oceano/OC101022_s40/A101022.htm com fotos de Kriz Sanz. Dá só uma olhada.

sábado, 16 de outubro de 2010

Mutley Volta a Vencer

Fui para a marina montar o Mutley para a disputa da 8ª e última etapa do Ranking Estadual de Minioceano, a 11ª edição da Regata Armazém Naval, organizado pela Avelisc, na Lagoa da Conceição, muito tranquilo. Não tinhamos mais chance de título e o vice já estava garantido. Quando, junto com o Daniel Zohar, montávamos o Mutley no pier da Marina Verde Mar, me liga o amigo e velejador Carlos Augusto "Guto" Kindlein - foi proeiro do Mutley em 2008 e fez muitas regatas no Tinguá - perguntando se estava precisando de tripulante. A previsão era de pouco vento mas seria um prazer contar com o Guto na regata.

O vento estava rondando muito atrasando a largada em cerca de uma hora. Conforme as previsões foi de SE variando bastante de intensidade e rondado no inicio, fixando-se na casa dos 10-12 nós nas últimas pernas. O percurso foi um triângulo seguido de 3 pernas de contra-vento e 2 de popa. Na raia vimos que o Cmde. Moura reassumiu o Imagine, já campeão deste ano tocado pelo Fábio Ramos - que acabou de vencer mais um brasileiro de Dingue no último feriadão.

Largamos bem enquanto o Trinta Réis escapava

Largamos muito bem, fizemos o bordo certo e montamos a primeira bóia já com uma confortável vantagem. A tripulação desempenhou muito bem, acertamos quase todas as escolhas e vencemos a Bruma19, chegando na frente de vários barcos mais rápidos, como dois Microtonners. Esta foi a quinta temporada minha com o Mutley, com 3 campeonatos e 2 vices no Ranking e 2 campeonatos e 2 vices no Estadual. E foi a primeira vez que venci a Regata Armazém Naval. Um dia perfeito!

Mutley (à esquerda) numa das pernas de balão

Fotos de www.esportesdomar.com.br