segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Férias de Inverno em Angra - 1

Minha esposa conseguiu uma semana de férias no trabalho, aproveitamos a última semana das férias escolares dos meninos, então pegamos o carro e fomos ao encontro do Tinguá, na Marina Bracuhy, no sábado (23/07). Desta vez fomos por São Paulo e descemos pela Rodovia dos Tamoios, que ainda não conhecíamos. Pegamos chuvas esparsas fracas por pelo menos 60% do caminho. Chegamos no Bracuhy às 19:00h depois de 13,5 horas e 1070 km.

No domingo (24/07) tiramos a capa do Tinguá, abastecemos de água e mais um monte de "coisinhas" até desatracarmos para nossa semana de férias "al mare". Rumamos para a Ilha da Gipóia com um NE de 15-17 nós. Ancoramos na Praia da Armação onde almoçamos. Depois para ficarmos melhor protegidos do vento que continuava soprando fomos para o Saco da Vila Velha, do outro lado. Pegamos uma poita "emprestada" e aproveitamos o sol que voltou bonito. Mamãe lendo, Eu e o Rafael jogando bola na praia e o Gabriel tentando pegar algum peixe.

Cataguás, na realidade duas ilhas
Após uma noite traquilissima acordamos cedo com um dia maravilhoso. Tomamos o café da manhã e rumamos para a Ilha de Cataguás, na Baía de Jacuacanga, um dos cartões postais de Angra dos Reis que não tinhamos conhecido na outra temporada por aqui. Lugar lindo. A água estava fria na entrada mas depois o banho ficou ótimo. Gabriel encontrou poucos peixes diferentes no snorkel e pediu para irmos as Botinas. O vento do domingo já havia voltado, ENE desta vez com 14-15 nós. Também nas Botinas havia só as espécies mais comuns. Talvez por causa do vento. Rumamos então para a Marina Piratas, na cidade de Angra, para completarmos o tanque de diesel e a dispensa do Tinguá. Almoçamos no shopping anexo onde encontramos o casal de amigos Fernando e Marta, do veleiro Planeta Água.

Nosso botinho e o Tinguá ancorado em Cataguás
Nesta temporada na Baía da Ilha Grande planejamos conhecer mais a região de Paraty. Então da Piratas rumamos em direção a Ilha do Cedro, distante cerca de 20 mn. Mesmo com aquele vento da manhã nos ajudando até a Ilha do Brandão vimos que chegaríamos no Cedro só depois do por do sol. Então ancoramos na Ilha Sandri para pernoitar, junto na ancoragem o veleiro Procelária. Saímos cedo para o Cedro onde chegamos por volta das 8:30h. Ancoramos na Praia do Sul, curtimos a praia, jogamos frescobol, tomamos umas Astronautas (deliciosa caipirinha com limão, maracujá e cachaça Maria Izabel) com isca de Robalo, no Bar do Nelson.

Frescobol na Ilha do Cedro

D. Claci preparou um talharim com molho vermelho para o almoço, depois uma pequena sesta e rumamos para Paraty a 11 mn de distância. Às três e pouco da tarde atracamos no pier da Marina Refúgio das Caravelas.
 
Chegando a Paraty
Veja mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/angra2011.

Nenhum comentário: