sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Regata Velas Latinoamerica 2014

De quatro em quatro anos as marinhas nacionais dos países latinoamericanos organizam a Regata Velas Latinoamerica com a participação de seus navios veleiros. Neste 2014 a regata inicia-se no próximo dia 16/02 em Itajaí (SC) seguindo em direção a Punta del Este, com várias escalas os participantes contornarão o Cabo Horn, subirão a costa oeste da América do Sul, atravessarão o Canal do Panamá, passarão pelo Caribe até o encerramento em 23/06/14 na cidade de Vera Cruz, no México.


 Em cada uma das 14 escalas os seis veleiros participantes desta edição passam alguns dias quando são realizados eventos para o público. Assim na última treça feira (11/02) houve um desfile naval pela orla de Itajaí e Balneário Camboriú e de 12 a 15/02 os veleiros ficaram em exposição no Porto de Itajaí.

Os veleiros no pier, vistos do Cisne Branco

Na quinta (13/02) fui com meus dois filhos até lá para conhecer esses lindos veleiros. É verdade que já havia conhecido o nosso Cisne Branco em Fernando de Noronha, quando da Refeno de 2008. Mas valeu outra visita, mesmo que desta vez não foi possível passear pelo seu interior.
 
 O Cisne Branco, primeiro da fila

A imagem destes imponentes barcos atracados no pier é realmente um show. O que mais me agradou foi o Esmeralda da Armada Chilena, com seus quatro mastros. Além destes dois participam o Libertad da Argentina, o Glória da Colômbia, ambos também espetaculares, o Guayas do Equador e o venezuelano Simon Bolivar.

O imponente Esmeralda da Armada do Chile

Guayas, do Equador, e ARA Libertad, da Argentina
Mais imagens aqui.

Nenhum comentário: