quarta-feira, 28 de maio de 2014

Volta a América do Sul

Ontem (27/05/14) o veleiro Guga Buy, um Farr40 do Comandante José André Zanella, com o filho Eduardo e mais um tripulante, chegou a Valdívia, no Sul do Chile, completando a 1ª etapa de sua Volta a América do Sul no sentido anti-horário. Melhor dizendo esta seria a 2ª etapa, pois a primeira foi de Florianópolis ao Caribe realizada em 2010. Desta etapa participei de alguns trechos, inclusive da travessia de Fortaleza para o Caribe.


Guga Buy em uma das escalas,Iquique (Chile)


Ao trazerem o Guga Buy de volta para sua casa, o Veleiros da Ilha em Florianópolis, os Zanellas decidiram faze-lo por um caminho pouco usual. Do Caribe atravessaram o Canal do Panamá e desceram pela costa Oeste da América do Sul, navegando no Oceano Pacífico. Agora o Guga vai invernar no Club de Yachts de Valdívia a espera de sua tripulação para completar a travessia, contornando o Sul do continente, provavelmente pelo Estreito de Magalhães, e subindo o Atlântico até Florianópolis.

Que eu saiba o primeiro e até aqui o único barco brasileiro de lazer a fazer este trajeto foi o Delta36 Floripa, do Comandante Stephen Ma, também do Veleiros da Ilha. Stephen e seus tripulantes fizeram a proeza entre agosto de 2006 e abril de 2007, conforme reportagem na Revista Náutica Sul daquela época, que pode ser vista neste link: https://drive.google.com/file/d/0B4rcimQswupqcFgxZW5NZ1E2R1E/edit?usp=sharing

(Foto do Facebook de Eduardo Zanella)

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Chegou a Hora de Vender o Tinguá

Chegou a hora de crescer e por isto estamos colocando nosso querido Tinguá à venda. Estamos partindo para um barco maior para irmos mais longe ainda. São duas ações andando ao mesmo tempo. Em breve postarei sobre elas.

Para saber tudo sobre o barco e condições de venda acesse vendoskipper30.blogspot.com.br.



O Tinguá é um Skipper30, um barco de excelente navegabilidade e muito espaçoso internamente e no seu cockpit, muito bem equipado com boas velas, enrolador de genoa importado, bímini e dog house, geladeira elétrica, carregador de baterias, inversor, rede 110V, boiler,  instrumentos de navegação, TV e CD/DVD Player, hélice de 3 pás dobrável, dingue, carreta de clube, etc., etc., em ótimas condições. 

domingo, 4 de maio de 2014

XII Encontro de Velejadores da ABVC

Neste feriado prolongado participei, de 01 à 03 de maio, do XII Encontro Nacional de Velejadores da ABVC (Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro), na Porto Marina Bracuhy, em Angra dos Reis. O encontro deste ano voltou a ser realizado na Marina Bracuhy após ter ocorrido em Florianópolis no ano passado. E dali não deve sair. Ali respira-se vela de cruzeiro e está dentro da região com o maior número de veleiros do país.

 Paraty, sempre especial.

Fui de avião para o Rio e dali para Paraty na terça feira (29/04) onde embarquei no veleiro Kyriri-ete, do Comte. Giovani Dal'Grande. Na quinta (01/05) zarpamos para o Bracuhy, fazendo uma parada em Tarituba, para comermos peixe.

Barcos dos pescadores em Tarituba

A grade de palestras e workshops estava cheia e com excelente nível, mesclando eventos técnicos (elétrica em veleiros, mastreação, manutenção de veleiros, motor de popa elétrico) e sobre segurança com relatos de velejadores, como o casal de associados Philippe Gouffon e Frédérique Grassi (veleirokilimandjaro.wordpress.com). que foram e voltaram à África do Sul no seu Velamar32 e incluiu as participações de Aleixo Belov e Beto Pandiani. Este último em uma palestra de mais de hora e meia que encantou a todos. Paralelamente, presença dos catamarans CatFlash35 e Lagoon39 para visitação, stand da Livraria Moana.

Um dos workshops Toninho Lopes mostra como dar manutenção num Mercury 3.3

A palestra de encerramento com Betão Pandiani

Junte-se as trocas de experiências, as confraternizações, o reencontro com muitos amigos e tivemos um ótimo feriadão.

Catamarans CatFlasn35 e Lagoon39 lado a lado