segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vivendo (Temporariamente) nos EUA

Este não é um blog de viagens, ao menos de terrestres, mas na falta de assuntos náuticos vamos lá. É a minha nona vez nos Estados Unidos, segunda que não é para turismo, a outra foi para a compra do TinguaCat. Estou vivendo aqui e numa região, que mesmo sendo balneária e tendo suas belezas, não é turística para os estrangeiros. Estrangeiros aqui só para estudar na excelente universidade Florida Institute of Technology. Nesta sexta feira (19/09) completei meu primeiro módulo do Curso de Inglês (nivel 4) com bom desempenho. Mais para frente faço um post sobre o curso e o Florida Tech.

Downtown Melbourne

Durante a semana é curso, estudar inglês e alguma tarefa no barco. Tenho conhecido e experimentado os sistemas do barco e  agora começo a fazer manutenção dos motores, pequenas alterações e acréscimos para deixá-lo pronto para ir as Bahamas em dezembro. Nos finais de semana faço algum pequeno turismo conhecendo a cidade e locais próximos. No dia primeiro passado era o Dia do Trabalho aqui, então aproveitei o feriadão e estiquei mais, indo conhecer a região de Tampa Bay (Tampa, Clearwater e St. Petersburg), no outro lado, as margens do Golfo do México.

Indian Harbor Beach, a praia mais perto, só atravessar a ponte

O espetacular Dalí Museum, em St. Petersburg

O americano em geral não é tão educado e culto como o europeu ou canadense, mas se nós tivéssemos o nível deles eu já estaria satisfeito.  Eles são pragmáticos na ocupação das margens do oceano, rios e lagoas. Tem trechos com casas, com condomínios (não mais de 3  andares, a exceção de hotéis), trechos preservados. E há muitos parques, de todos tamanhos, bem organizados, com quadras, estacionamento, rampas para colocar barcos na água, banheiros limpos, parque infantil, ducha para tirar areia da praia, em alguns até cercado para soltar os cachorros. Nas praias se chega através de parques assim, em geral pequenos, construidos antes da vegetação de restinga que é preservada com passarelas. Apenas nos parques maiores cobra-se uma taxa por carro, de 5 a 10 dolares. Aqui em frente a marina onde estou tem um parque nas margens do Indian River, que tem quadras de tênis iluminadas, banheiros, rampa, quiosques com grelha para carvão, parque infantil e não tem portão, cerca ou zelador. E esta tudo inteiro, bonito e funcionando.

O Ballard Park, em frente a marina 

 Um dos parques por onde se chega na praia

 
Parque maior em Sebastian Inlet

Outro fato que me chamou a atenção é como se pesca. Pelo menos na Florida, é o hobby mais popular. Tem muita água e em todo lugar muita gente pescando, inclusive nos finais de tarde durante a semana, e muitas mulheres e crianças. Embaixo das grandes pontes tem passarelas para pesca que chegam a ter pia com bancada para se limpar os peixes. Em tudo que é canto tem lojas de Bait & Tackle. E como é característico deles sempre muito bem equipados. Tem Stand Up Paddle com suporte para vara de pesca. As lanchas em geral não são muito grandes e são voltadas para a pesca.

Embaixo da ponte estrutura para pescar


Pescadores e suas tralhas no pier do Sebastian Inlet Park
Mais imagens aqui.

3 comentários:

SVEN LARSON disse...

Acompanhando vcs por aí. Muito bom o texto. Estás virando um profissional!
Abraço.
Gunnar Hansen
Veleiro Tagus

SVEN LARSON disse...

.

LFBeltrao disse...

Obrigado, Gunnar. Mas, estou longe disto e nem é a pretensão. Só queremos passar a experiência que vivemos na esperança que possa ajudar alguém, assim como aprendi muito com a experiência dos outros.