sábado, 13 de dezembro de 2014

46ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina

Neste momento (sábado 13/12) esta ocorrendo mais uma edição da Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, a mais tradicional, difícil e charmosa prova de vela oceânica do estado, com largada nas proximidades da Ponte Colombo Salles. Dezenas de embarcações participam do evento, que encerra o calendário náutico do estado em 2014, como é tradição ao longo dos anos.

Com um percurso de aproximadamente 75 milhas náutica, equivalente a 139km, a regata contorna a Ilha por bombordo, ou seja, sempre mantendo-a à esquerda do barco, largando no sentido Sul e chegando em frente ao Forte Sant´Anna e boia no canal de navegação que passa pela ponte Hercílio Luz.. A sinalização de partida acontece às 10h, entre uma boia e a embarcação da Comissão de Regatas, o que garante um grande espetáculo ao público. O evento encerra também a Copa Veleiros de Oceano do ICSC-VI com presença das Classes ORC, C30, RGS A, RGSB, RGS C, RGS Cruzeiro, Proa Rasa e Visitante.



Nos últimos anos, os veleiros Catuana e Mano´s Champs têm dominado a regata. Atual Fita Azul da competição, o Catuana Kim, do comandante Paulo Cocchi, venceu a Volta à Ilha em seis ocasiões, contra quatro do Mano´s Champs. Além da disputa pelo título, as duas embarcações brigam também pelo recorde do evento. Em 2005, o Catuana estabeleceu a marca de 09h13m como recorde de prova, mas no ano de 2011 foi a vez do Mano´s Champs, comandado por Avelino Alvarez, marcar 08h43m10s, tempo que segue como o melhor já registrado na regata. Inclusive, essa foi a primeira vez que uma embarcação completou o percurso em menos de nove horas.

Paralelo as disputas da Volta à Ilha de Santa Catarina, ainda no dia 13 de dezembro acontece a 14ª Regata Ilha do Largo – Ilha dos Ratones. A prova também conta pontos no ranking da Copa Veleiros de Oceano destinada aos barcos de menor porte e segue os mesmos moldes da principal competição. Essa regata vale apenas para os veleiros de RGS C, Proa Rasa e Visitante, com um traçado menor.

As largadas e chegadas acontecem no mesmo local, mas a Regata Ilha do Largo – Ilha dos Ratones conta com um percurso diferente. Em frente ao Ribeirão da Ilha os veleiros contornam a Ilha do Largo rumando em direção Norte, passando por entre os vãos centrais das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz. Na sequência, os veleiros precisam contornar a Ilha de Ratones Pequeno, em frente a Ponta de Sambaqui, finalizando a regata nas proximidades da Ponte Hercílio Luz, em frente ao Forte de Sant' Anna.

Na sexta-feira o clima já era de Volta à Ilha no clube

Para a maioria dos participantes vencer não é o objetivo principal, mas sim completar a prova. O que já é um desafio e tanto. Dependendo do regime de ventos enfrentado muitas embarcações só cruzam a linha de chegada no dia seguinte. Já teve veleiro que cruzou às 16:45h de domingo, mas com a tripulação orgulhosa por ter completado a prova.

Este ano não estou participando, pois estou viajando amanhã pela manhã para o TinguaCat. A prova esta sendo dura para as tripulações por conta de ventos fracos e variáveis até aproximadamente às 17h quando tivemos um temporal. Depois deste, conforme as previsões, o vento firmou-se de Sul com força 5.

Nenhum comentário: