sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

A Construção











A construção iniciou em final de agosto . Foram diversas viagens à Porto Alegre para acompanhá-la. Paralelamente, muita internet e telefone pesquisando, consultando e adquirindo instrumentos, velas, carreta, equipamentos, material de segurança e salvatagem. Tudo transcorreu normalmente, a não ser pelo atraso dos eletrônicos (sob nossa responsabilidade) e pela dificuldade do estaleiro em cumprir o cronograma financeiro estabelecido no contrato.

Neste meio tempo, escolhemos o nome: Tinguá. Em homenagem a graciosa prainha da Baía da Armação, onde nos iniciamos como cruzeiristas.

Em 19 de janeiro o Tinguá, sexto Skipper30 a ser entregue, chegou à Florianópolis, de caminhão. Nossa idéia original de trazê-lo por água, foi abandonada em virtude do atraso na entrega. No entanto até ser mastreado, pelo estaleiro, sua primeira velejada (test-drive) só aconteceu no dia 30. Como todo barco novo (não deveria...) foram muitos os problemas: a borracha de fechamento da rabeta do motor descolou na primeira velejada, não funcionavam o speed, a geladeira, o som, as vigias do tanque de água doce vazaram na primeira enchida, vazamento no encanamento da pia, goteira no pé do mastro....enfim, uma lista extensa.

Estamos na fase de corrigir os problemas e efetuar inúmeros pequenos acréscimos que um barco novo exige, desde porta papel no BWC, passando pela adesivagem, até a confecção de capas, dog house e bímini.

Em síntese, o barco navega muito bem, tem excelente laminação, é bonito e funcional, os materiais empregados na construção são de boa qualidade. Notamos no estaleiro preocupação com a melhoria e aparência do produto, mas é preciso melhorar (muito) o controle de qualidade e equilibrar a relação regata/cruzeiro.
(Veja vídeo da construção em http://www.youtube.com/watch?v=hrD0QUoHSHo )

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