terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Navegando em Alto Mar
















Em 2005, já na condição de "sem trabalho", fiz algumas travessias em veleiros de amigos, adquirindo ainda maior bagagem náutica e "mais" novos amigos. A primeira foi de Florianópolis à Ilhabela a bordo do Volúpia, um Van der Stadt 29' do Comdte. Pratts (foto), mais Didi (Valdir Alves), Cenoer e Sérgio Lopes (parte da viagem). De saída muito vento sul e mar agitado que me fizeram passar a primeira noite mareado, mas com direito, durante as próximas três semanas, a conhecer os principais pontos deste trecho da costa brasileira: Ilhas do Bom Abrigo e Queimada Grande, Santos, Ilhabela, Canal de Bertioga, Ilha do Guaraú, Cananéia, Canais de Ararapira e Varadouro, Baía de Paranaguá e Ilha de São Francisco do Sul. De quebra ainda participar da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.


Um mês depois embarquei em Salvador no Kaka-Maumau, um Dolphin 460 do Comdte. Fernando Kwasnicka, na boa companhia do casal Mara Blumer e Hélio Viana, Cláudio Renaud, Fernandão Sheldon, Jorge Rocha e Márcio Berger. Saímos de Salvador, no Rallye Náutico Salvador-Recife, depois disputamos a Refeno e retornamos disputando a Travessia Noronha-João Pessoa, onde até no podium subi, com o terceiro lugar conquistado pelo Kaka-Maumau.


No primeiro final de semana de dezembro, participei da minha primeira Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, a mais tradicional e concorrida do estado, como tripulante do Guga Buy do Cmdte. José Zanella, outro Van der Stadt 29.
Já em março de 2006, a bordo do mesmo Guga Buy, com o Comdte. Zanella e seu filho Eduardo, fomos de Florianópolis ao Rio, para acompanhar a etapa da Volvo Ocean Race. Passamos uma temporada muito boa no ICRJ e até conheci o Brasil1 por dentro. Na volta deixamos o barco no Bracuhy e deu para navegar um pouco pela região de Angra dos Reis.

Deixo aqui minha gratidão aos Cmdtes. Pratts, Fernando e Zanella que me propiciaram tão ricas experiências.

(veja mais fotos da travessia Fpolis-Ilhabela em http://www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/32svilhabela )
(Veja mais fotos da participação na Refeno2005 em http://www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/refeno2005)
(Veja mais fotos da etapa da VOR2006 no Rio em http://www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/vor_rio2006)

Nenhum comentário: