domingo, 1 de abril de 2007

Regata Família Back


Sábado disputamos a Regata Família Back, num percurso de 14 mn na Baía Sul da Ilha de Santa Catarina, válida pela segunda etapa da Copa Veleiros da Ilha de Oceano. A regata largou próximo as pontes, com uma bóia por boreste em frente à sede do ICSC e duas por bombordo, na altura do bairro Coqueiros e nas proximidades da Ponta do Cedro, com a chegada na Ilha dos Cardos, já quase na Barra Sul.

Na tripulação apenas uma mudança. Henrique Back, a quarta geração da Família Back na vela, substituiu Júnior Pratts, que velejou em outro barco. Ainda disputando na classe RGS A, largamos no meio do bolo, de balão, e nos recuperamos bem no trecho inicial até montar a bóia em frente à Coqueiros. O vento que era do quadrante norte moderado foi diminuindo até entrar já com fôrça 6 (25 nós, com até 30 nas rajadas) de sul, mudando de pôpa para contra-vento, no terço final da regata. Após a segunda bóia optamos por um percurso que nos fez perder muitas posições para a flotilha e ficar mal posicionados quando da virada do vento. O bom desempenho do barco no contra-vento, com ventos fortes e marolas razoáveis, nos permitiu recuperar várias posições e cruzar a linha em 11º entre os 26 participantes. Mais uma vez, nosso alto TMFAA só nos permitiu o sexto lugar na classe.

Estas duas primeiras regatas foram para conhecer um pouco do barco e formar a tripulação. Concluimos que: apesar de nosso perfil ser de RGS o barco nos obriga a medir na ORC Clube; precisamos de uma genoa para ser usada em regatas sem o enrolador; a tripulação necessita de melhor entrosamento e definição das atividades de cada um; e, um traveller ao invés do nosso sistema "pé-de-galinha" no grande ajudaria muito.

(Fotos do site www.esportesdomar.com.br , onde podem ser vistas muitas outras.)










Um comentário:

Professor Howdy disse...

Hello!
Very good posting.
Thank you - Have a good day!!!