sábado, 21 de abril de 2007

Regata Ele & Ela




A FCVO - Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano tradicionalmente, em conjunto com o ICSC-Veleiros da Ilha, organiza a Copa Flotilha, entre abril e maio de cada ano, composta de 3 regatas festivas: a Regata Êle & Ela, a Regata Solitário e a Regata Tripulação.

Hoje disputou-se a primeira delas a Regata Ele & Ela. Minha proeira condicionou sua participação a alguns compromissos e as condições meteorológicas. De modo que só hoje cedo ficou decidida nossa participação e acabei não tirando nenhum peso extra do barco (água, combustível, churrasqueira, mesa de cockpit, etc.,etc.). Antes da largada treinamos algumas cambadas, com ela no leme, o que ela nunca havia feito, nem no Bicho do Mar.

O dia estava maravilhoso e o vento abaixo dos 10 nós, ideal para elas. Erramos o tempo da largada e tivemos que correr quase toda a linha e a primeira cambada foi terrível, mas depois fizemos tudo certo e fomos os sétimos, entre os 29 inscritos, a cruzar a linha de chegada, em frente a Ponta da Ilhota, em Sambaquí, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A esposa foi uma revelação, como proeira, até indo à proa embarcar a genoa...Tá certo, que na parte final ao contornar Ratones Grande, com o nordeste já em torno dos 20 nós de través e o Tinguá muito adernado pela falta de escora suficiente, ela já estava quase querendo pular na água...

Depois tivemos uma agradável comemoração na residência do Comandante Guto (do Feitiço), ali mesmo na Ponta da Ilhota, retornando no final de tarde, à vela, ao Veleiros.

Com o barco já no seco constatamos mais uma vez a existência de água no fundo do casco, abaixo das pias da cozinha. Isto tem ocorrido sempre que velejamos, e só quando velejamos e o barco aderna, pois atracado não ocorre. Vamos ter que fazer uma busca cuidadosa para descobrirmos mais este problema.

(Veja mais em www.icsc.com.br/flotilha2007 e http://www.esportesdomar.com.br/, de onde retirei a foto de cima).

Nenhum comentário: