sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Retorno de Itajaí

Se a regata foi de contra-vento, o retorno no dia seguinte também seria. A previsão, que se confirmou, era da entrada de uma frente fria na manhã de domingo com fortes ventos do quadrante sul. Assim, programamos deixar o Tinguá numa das poitas, gentilmente cedidas pela ANI, no Saco da Fazenda. Aliás, velejando na região de Itajaí o Saco da Fazenda é uma excelente opção de ancoradouro seguro, com calado mínimo de pouco mais de 2m e todo o apoio do pessoal da ANI. Se alguém precisar dos waypoints é só me contactar.

Na sexta-feira 12, feriado do Dia das Crianças, Jorge e Eu fomos para Itajaí para buscar o Tinguá. Com previsão de vento nordeste, na faixa dos 10-12 nós, soltamos da bóia somente às 14:20h, depois de preparar o Tinguá instalando enrolador e genoa de enrolar, dog-house, toldo, etc.


Após uma calmaria logo na saída da barra de Itajaí, fizemos uma navegada tranquila com ventos favoráveis na faixa dos 6-10 nós. Somente na chegada, a menos de 5 mn de casa, já passadas as Ilhas de Ratones na Baía Norte, o NE cesceu muito, passando dos 20 nós. Chegamos às 22:00 h na séde do ICSC. Na hora certa, pois o vento continuou crescendo, chegando a rajadas próxima aos 40 nós, lá pelas 23:00h.
(Foto de Kriz Sanz do site http://www.esportesdomar.com.br)

Nenhum comentário: