Ao contrário dos anos anteriores o tempo durante o feriadão de Carnaval foi excepcional para velejar, desde sexta à tarde até a quarta-feira de cinzas. Excessão apenas aos fortes ventos do quadrante sul do domingo à tarde. Toda a chuva caiu nos dias anteriores. Apesar disso, devido a compromissos familiares, o Tinguá só velejou na segunda e terça-feiras.
Na quarta-feira a noite fui a reunião de comandantes que antecede as regatas Lineares Pré-Circuito Oceânico, que acontecerão no próximo fim de semana na raia de Jurerê, e de aprovação do regulamento da Copa Veleiros da Ilha de Oceano 2008. A novidade é a proibição dos veleiros Neo 25, Skipper 21 e 30, Multimar 32 e Atitude 8.5 de disputarem na classe BRA-RGS, sob a alegação de que estes barcos ganhariam as regatas facilmente. Discordei e expus meu ponto de vista: a) é totalmente fora de propósito impedir que um comandante escolha sob que medição quer competir; b) os sistemas de medição existem exatamente com o propósito de nivelar o desempenho dos diversos barcos; c) nosso barco (Skipper30) mede muito mal na RGS onde participamos de quatro regatas no ano passado, sendo a melhor colocação o quinto lugar, sempre perdendo para barcos que não os agora proibidos; d) cada barco é um barco, mesmo do mesmo modelo, assim como há Schaffers 31 super leves construídos para regata (todos na RGS), o nosso Skipper30 foi construído voltado para cruzeiro (quilha curta, menor área vélica, "pé-de-galinha", boiler, freezer, trafo-carregador-inversor, maior quantidade de armários, etc.); d) a RGS já tem quatro divisões, três de acordo com o TMFAA, mais a Cruzeiro, com intuito de melhor separar os barcos por tamanho/desempenho; e) o que vão fazer se aparecer para competir na RGS um Delta 32 "envenenado" ou se o Revanche, um Fast 345 regata muito competitivo na ORC Club, recentemente adquirido pelo Cmdte. Celso Farias, decidir disputar na RGS?; f) está se criando uma reserva para os Schaffer31. No final, prevaleceu a vontade da direção da flotilha e comissão técnica, pois nem em votação o regulamento foi colocado.
O mais esdrúxulo de tudo, é que os membros da comissão técnica me informaram que podemos correr as regatas na BRA-RGS com direito a "...classificação, podium, notícia no jornal...", mas não podemos pontuar na Copa Veleiros. Dá para entender?...
Na quarta-feira a noite fui a reunião de comandantes que antecede as regatas Lineares Pré-Circuito Oceânico, que acontecerão no próximo fim de semana na raia de Jurerê, e de aprovação do regulamento da Copa Veleiros da Ilha de Oceano 2008. A novidade é a proibição dos veleiros Neo 25, Skipper 21 e 30, Multimar 32 e Atitude 8.5 de disputarem na classe BRA-RGS, sob a alegação de que estes barcos ganhariam as regatas facilmente. Discordei e expus meu ponto de vista: a) é totalmente fora de propósito impedir que um comandante escolha sob que medição quer competir; b) os sistemas de medição existem exatamente com o propósito de nivelar o desempenho dos diversos barcos; c) nosso barco (Skipper30) mede muito mal na RGS onde participamos de quatro regatas no ano passado, sendo a melhor colocação o quinto lugar, sempre perdendo para barcos que não os agora proibidos; d) cada barco é um barco, mesmo do mesmo modelo, assim como há Schaffers 31 super leves construídos para regata (todos na RGS), o nosso Skipper30 foi construído voltado para cruzeiro (quilha curta, menor área vélica, "pé-de-galinha", boiler, freezer, trafo-carregador-inversor, maior quantidade de armários, etc.); d) a RGS já tem quatro divisões, três de acordo com o TMFAA, mais a Cruzeiro, com intuito de melhor separar os barcos por tamanho/desempenho; e) o que vão fazer se aparecer para competir na RGS um Delta 32 "envenenado" ou se o Revanche, um Fast 345 regata muito competitivo na ORC Club, recentemente adquirido pelo Cmdte. Celso Farias, decidir disputar na RGS?; f) está se criando uma reserva para os Schaffer31. No final, prevaleceu a vontade da direção da flotilha e comissão técnica, pois nem em votação o regulamento foi colocado.
O mais esdrúxulo de tudo, é que os membros da comissão técnica me informaram que podemos correr as regatas na BRA-RGS com direito a "...classificação, podium, notícia no jornal...", mas não podemos pontuar na Copa Veleiros. Dá para entender?...
Um comentário:
É uma pena que a comissão de medição de barcos são tão ladrões, ou melhor são piores que os nossos políticos, pois se em uma simples competição com intuito de diversão já roubam as regras para favorecer seus próprios interesses, que dirá se estivesse na política. Gostaria de uma explicação técnica e convincente do porque de um leme externo pagar tanto em relação a um leme interno? Como um Cruiser 23 sem balão paga para um Ranger 22 com balão (regras antigas, mas que já existiram provavelmente na época o criador tinha um ranger 22 e não sabia timonear). Vamos aprender a timonear e tirar o Maximo dos barcos que escolhemos possuir, e não somente ganhar em medição e regras burlativas. Por este motivo prefiro velejar em monotipos.
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