Desde março de 2008 que não íamos a Praia do Tinguá, a origem do nome do nosso veleiro. Ontem retornamos e dormimos lá com a praia só para nós. Chegamos de uma viagem à Gramado na sexta-feira e sábado só preparamos o barco, inclusive por que tínhamos uma festa à noite. A festa foi boa e animada e protelamos a saída para o domingo à tarde. Novo adiamento, o nordestão estava "comendo solto". Na segunda resolvemos alguns compromissos pela manhã e finalmente saímos depois do almoço. Não sem antes termos um pequeno problema ao sair do trapiche: ao engatar a ré o barco movimentou-se para a frente, ao inverter o comando a mesma coisa. Logo descobri o problema, pois o cabo da ré se soltou do comando devido a má colocação da cupilha. Na semana anterior o pessoal do Armazém Naval havia mexido no comando para solucionar o travamento eventual do mesmo, notadamente no engate da ré.
A ida até a Praia do Tinguá foi motorando com nordestão na cara. Na altura de Ratones Pequeno, mesmo cavalgando as ondas curtas provocadas pelo vento de 18-20 nós fomos abordados por um inflável da Marinha do Brasil, que solicitou a documentação do barco e do comandante. Ufa! Havia pago o seguro contra terceiros, vencido no dia 19/12, naquela manhã graças ao email com o boleto que recebi da Murolo Seguros.
O Tinguá no Tinguá.
A estada na Praia do Tinguá foi super tranquila e gostosa, mas hoje (terça-feira) já retornamos a sede centro do ICSC, para os preparativos do Natal em família, que será comemorado em nossa casa, e a família é grande. Na volta, logo após a saída do Tinguá já com a genoa armada fomos mais uma vez abordados pelo inflável da Capitania dos Portos para mostrarmos a documentação. Realmente, a Marinha está muito ativa na sua Operação Verão o que é muito positivo, principalmente com o aumento de lanchas e jet-skis em nossas águas, muitas vezes conduzidos de forma temerosa e por pessoas inabilitadas. Outro ponto positivo foi a colocação das bóias de demarcação dos 200m na Praia do Tinguá. Isto somado a fiscalização constante deve acabar com o tráfego maluco dos jet-skis entre os barcos ancorados e os banhistas.
Neste inverno saímos pouco com o Tinguá pois tivemos um inverno longo com muita chuva e ventos malucos e isto comprometeu as baterias. Já havia notado que elas estavam perdendo carga muito rápido e agora neste passeio isto ficou comprovado. Foi impossível manter a geladeira ligada durante a noite. Bem, elas também já tem 3 anos. Estamos providenciando a substituição.
O outro problema é o piloto automático. Continuamos com problema no nosso Raymarine ST2000+. Depois de voltar do conserto na RayTech êle funcionou por cerca de uma hora e o mesmo díodo que havia soltado da placa de circuito impresso soltou novamente. foi feita uma "gambiarra" para aproveitar a mesma peça que não funcionou. Desta vez comprei um díodo equivalente e soldei na oficina de informática de um amigo. O motor que movimenta o eixo voltou a funcionar. O problema é que não consigo calibrá-lo e reconfigurá-lo. Faço a calibração conforme o manual, mas em utilização ele desvia uns 90º para cada lado, ficando impraticável utilizá-lo. Já configurei com o set default e fiz algumas outras tentativas e nada. A cada vez que executo o procedimento de calibração ele apresenta um desvio na casa dos 30º.
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