O Tinguá, apesar de muitos não entenderem, é um Skipper30 construído com uma configuração de cruzeiro (menor área vélica, quilha curta, "pé de galinha" na mestra, velas, mastro seguro, vários equipamentos para o conforto nos cruzeiros como boiler, armários extras, etc.), tripulado por amigos em geral com "pouca quilometragem na vela", sem aquele espírito regateiro. É claro, que se nossa prioridade fosse disputar regatas não subiríamos a retranca em 15 cm (para permitir o uso de bímini) nem a encurtaríamos em 40 cm. Vai para as regatas com todas as tralhas de cozinha, mantimentos, caixa de ferramentas (enorme), cartas, manuais, TV, equipamentos de salvatagem e por aí a fora. Ainda corremos as regatas sob as regras da BRA-RGS, um sistema de medição só existente no Brasil, onde os barcos são muito penalizados pela idade e tamanho, e os Skipper30 por serem um projeto mais recente levam uma penalização extra de 2% (só isto, representa pagar 1' 20" por hora de regata aos outros barcos). Some-se ainda a facilidade que a regra deixa para os mais "espertos" burlarem alguns itens. Aqui na FCVO (Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano) ainda existe uma reserva de mercado para os veleiros mais antigos, pois alguns modelos de barco como os Skippers são proibidos de disputar a Copa Veleiros de Oceano na classe RGS. Podem disputar as regatas mas não podem pontuar na copa. Deu para entender?
Aí você pode perguntar por que corremos regatas e ainda nesta classe? Por diversão. E na RGS por falta de opção, já que as classes ORC exigem um enfoque mais "profissional" com barcos e tripulação afinados, velas exóticas, mastros aliviados (que quebram na primeira porranca),...
É verdade que tudo isto nos tirou a motivação inicial em fazermos regatas competitivamente com o Tinguá. Hoje participamos quando dá vontade e despreocupados. Tão despreocupados que na recente Regata Cidade de Floriaqnópolis esqueci de retirar mais de 150 litros de água dos tanques... Compenso com as regatas do campeonato de minioceano disputadas com o Mutley (Bruma19), na Lagoa da Conceição.
É verdade que tudo isto nos tirou a motivação inicial em fazermos regatas competitivamente com o Tinguá. Hoje participamos quando dá vontade e despreocupados. Tão despreocupados que na recente Regata Cidade de Floriaqnópolis esqueci de retirar mais de 150 litros de água dos tanques... Compenso com as regatas do campeonato de minioceano disputadas com o Mutley (Bruma19), na Lagoa da Conceição.
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