domingo, 24 de abril de 2011

De Novo: Um dia sim, um dia não

Depois de dias bons e bonitos nas duas últimas semanas, este Feriadão de páscoa foi um dia sim, um dia não. Isto é um dia de tempo ruim e o seguinte de tempo bom. A quinta-feira amanheceu com chuva e cara de inverno, mas a tarde estiou e aproveitei para levar o Tinguá para a sede Jurerê do Veleiros da Ilha, em solitário. Vento fraco norte, portanto na cara. Pela altura da Ponta de Jurerê virou NE e chegou aos 12-13 nós permitindo utilizar as velas no último trecho.

Ilha do Arvoredo na proa

A sexta-feira, conforme as previsões, amanheceu maravilhosa. Saímos cedo para a Ilha do Arvoredo. A família toda mais nossa sobrinha Nelci, que daqui há duas semanas se muda em definitivo para Montreal. A ida foi uma motorada, a princípio com uma leve brisa e depois com um NE de 8-10 nós. Além dos barcos das operadoras de mergulho encontramos três veleirões, creio que do Iate Clube de Porto Belo, dois Beneteau 50' e um Jeanneau 39i'. Mais tarde chegaram o Aysso e muitas lanchas.

Veleiros ancorados no Arvoredo

Fui fazer snorkel com meu filho Gabriel, mesmo a água não estando muito clara, mas retornamos em pouco tempo pois começamos a sentir coceiras pelo pescoço e rosto. Provavelmente causadas por uma espécie de água viva, que vista do barco parece um pequeno pedaço de sacola plástica boiando.

O Aysso iniciando seu retorno

No final da tarde retornamos numa velejada gostosa até a Praia do Tinguá, onde pernoitamos. Lá estavam o Revanche, Vento Solar, Longitude e Quintanares do clube, mais o Terral da Marina de Santo Antônio e um veleirão de nome Bellamore e inscrição de Itajaí. Fomos acompanhados por cerca de oito lanchas. Elas estão aprendendo a pernoitar também...

O tempo fechou novamente, tivemos algumas chuvas esparsas à noite, amanheceu fechado e carregado com nuvens de chuva, com a frente fria entrando antecipadamente. Tomamos o café da manhã e resolvemos antecipar nosso retorno. Deixei a esposa e sobrinha na sede de Jurerê para pegarem o carro e rumei para a sede centro com os filhos Gabriel e Rafael. Para não ser diferente com vento na cara muito fraco até as Ilhas Ratones onde cresceu até os 13 nós, estabilizando depois em 10-11 nós.

Nenhum comentário: