domingo, 11 de dezembro de 2011

Volta À Ilha Rapidinha

Neste sábado aconteceu a 43ª edição da Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, promovida pelo ICSC-VI, a maior e mais tradicional prova da vela de oceano do estado. Em cerca de 70 mn circunda a Ilha de Santa Catarina no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Neste ano com ventos S e SE o veleiro Manos Champ bateu o recorde da prova, que era do Catuana Kim (Thor12.5) desde 2003, com o tempo total de 08:43:10h.

Participei na tripulação do veleiro Revanche (Fast345), do Cmte. Celso Farias, completando a regata em 11:15:04h. Foi a melhor das minhas poucas Volta à Ilha, pela primeira vez com vento sul, numa velejada muito gostosa. Aliás, todos os tripulantes que chegavam ao clube após completar a regata eram só sorriso e satisfação. Minhas outras participações foram sofridas, com a interminável "subida" da costa leste contra o  nordestão, o mar e a corrente. 

 No inicio da regata fazendo escora

Largamos às 10:05h com vento S de 8-10 nós que a medida que "descíamos" a Baía Sul ia aumentando até os 16-18 nós. Fizemos peeling da genoa para 10 minutos depois retornar a genoa 1 com a diminuição do vento. Saímos na Barra Sul às 13:20h com o vento voltando a subir e na altura da Praia dos Açores subimos a vela balão num quase través. Até contornarmos a ponta Sul da Ilha de Santa Catarina às 13:50h a velejada foi tensa pela intensidade do vento, o mar mais mexido devido ao costão e as rajadas provocadas pelo embate das Ilhas Três Irmãs. Subimos a costa leste com média de mais de 8 nós e surfadas de mais de 10 até o vento baixar para 12-13 nós em frente a Praia do Santinho. Descemos o balão ao cruzarmos a Ponta do Rapa (o ponto mais ao norte da ilha) e seguimos velejando de través até entrarmos na Baía Norte para o último trecho, em contra-vento. Cruzamos a linha às 21:15h.

 Em frente a Praia do Forte, já na Baía Norte

Fotos e clip em www.esportesdomar.com.br.

Nenhum comentário: