terça-feira, 29 de novembro de 2011

Acidente com Galdo no Caribe

Neste inicio de semana fomos surpreendidos pelo acidente com Andy e Galdo, do veleiro Baleeiro (Corbin39). O casal realizava serviços de manutenção no veleiro, no seco, em uma marina em Chaguaramas, em Trinidad e Tobago, quando o mastro de mezena (segundo mastro menor a ré do principal, nos veleiros armados em ketch) do mesmo caiu e tocou na rede elétrica vitimando Galdo (Geraldo Aguiar). Andy (Andréa Passos) chegou a ser hospitalizada, mas passa bem.


Andy e Galdo, como eram conhecidos entre os cruzeiristas, eram gaúchos e estavam no Caribe desde 2004 velejando e morando a bordo do Baleeiro, fazendo charters ou mesmo trabalhando em outros veleiros, como skipper e chef, na alta temporada do Caribe.  Amantes da natureza e dos animais eram ativos na defesa dos mesmos, em especial aos golfinhos, através do Projeto Escotilhas. Conheça mais o que este casal fez junto acessando www.andygaldo.com e lendo seus blogs.


Lamentável este acidente. Não conheci o Galdo pessoalmente, mas no final do ano passado quando fui para o Caribe, no Guga Buy, com o  Cmte. José Zanella, tão logo chegamos a Trinidad & Tobago eles me enviaram email colocando-se a disposição no Caribe para informações, dicas, etc. Na ocasião vi o Baleeiro "hibernando" numa marina próxima a que ficamos, em Chaguaramas.
 
Barcos e redes elétricas não são compatíveis e eletricidade com água muito menos. Além da possibilidade do mastro tocar em redes, o que também já causou acidentes aqui em Florianópolis, outro perigo é com relação ao uso da eletricidade em reparos no barco com a presença da água por perto. Notadamente no uso de ferramentas e equipamentos elétricos. No final da década de 80 perdi um amigo eletrocutado quando utilizava uma furadeira para fazer um reparo em seu barco.


(Com informações de veleiroplanetaagua.blogspot.com e maracatublog.wordpress.com )

Nenhum comentário: