segunda-feira, 4 de março de 2013

Regata Familia Back

Sábado (02/03) iniciou a Copa Veleiros da Ilha de Oceano 2013 com a 4ª edição da Regata Família Back. Esta regata é disputada na Baía Sul, largando nas proximidades das pontes, montando uma bóia em frente a sede do ICSC e outra na frente da Praia de Itaguaçu e, então, rumando até a Ilha dos Cardos, no inicio da Barra Sul, onde termina com aproximadamente 14 mn. Dali os veleiros se dirigem para a linda propriedade da Familia Back, com três gerações de velejadores, localizada na Caieira da Barra do Sul.

Ilha dos Cardos onde finalizou a regata e o local da festa

Participamos no Tinguá na categoria Proa Rasa (a dos velejadores cruzeiristas), que fez um trajeto mais curto, retornando ao ICSC após montar a segunda bóia. Comigo na tripulação  o Jorge Calliari, meu sobrinho Tasso Beltrão Rêgo e o Eduardo Espindola. Largamos muito bem no vento NE, que variou entre 15 e 20 nós, e montamos a primeira bóia na frente de muitos barcos mais rápidos, mas ficamos mal posicionados com muito vento sujo, perdendo um pouco da vantagem para o Maskote (Delta32, ex-Avohai). Chegamos na segunda bóia ainda liderando nossa classe, mas com uma manobra ruim fomos ultrpassados pelo Maskote, que velejando muito bem, sem erros, não nos permitiu  mais recuperar a ponta nesta última perna de contra-vento. Chegamos 21" atrás e ficamos com o 2º lugar.

 Tinguá montando a primeira bóia

Fui para a festa de confraternização de carro. Lá rolou a integração entre as tripulações dos 23 veleiros (a excessão da Volta à Ilha, fazia tempo que não tinhamos tantos barcos na água) e a premiação, com os Backs recebendo muito bem os velejadores, aliás como já é costume.

 A linda propriedade dos Backs
Abaixo um vídeo do Veleiro Kaikias (C30) nos dá uma idéia da velejada. Os C30 fizeram as 14 mn da regata em 01:17'.


Mais imagens e clip em www.esportesdomar.com.br

Nenhum comentário: