sábado, 15 de junho de 2013

Reforma Capa de Vela

A capa da vela mestra do Tinguá era colocada por cima da vela na retranca e presa por engates rápidos por baixo, com recortes com velcro para os cabos do Lazy Jack. Pois bem, reformamos transformando-a numa batten full tradicional. Para tanto costuramos os recortes laterais após retirados os velcros, colocamos um macarrão na parte superior para fixá-la no sulco da retranca, as duas talas em tubo de alumínio e o ziper para fechamento. Só foi preciso tecido extra para confeccionar a sobre capa junto ao mastro. Nas fotos como ficou.



A capa como era

O resultado final

terça-feira, 11 de junho de 2013

Homenagem ao Comte. Lydio Callado

Esta foto retrata bem o espírito do amigo Lydio Martinho Callado Jr. que nos deixou repentinamente na segunda-feira (03/06). Continue assim por onde navegas agora, Nica.


domingo, 9 de junho de 2013

Visual na Chegada

Olha aí na foto embaixo o visual quando retornávamos ao Veleiros da Ilha de uma gostosa velejada pela Baía Norte no Tinguá. Éramos Jorge, Eu e o Leoni Martins um novo amigo velejador que está adquirindo seu primeiro veleiro de oceano. O vento era Sul de 14-16 nós com rajadas de até 20.

 (Foto com iPhone4S)


domingo, 2 de junho de 2013

Encontro Nacional de Velejadores 2013

Neste feriadão de Corpus Christi, nos dias 30 e 31/05 e 01/06, realizamos o 11º Encontro Nacional dos Velejadores de Cruzeiro, organizado pela ABVC, nas instalações do ICSC-Veleiros da Ilha, em Jurerê. O tempo ajudou e tivemos um bom evento com palestras, workshops e integração entre os velejadores que participaram.


O local das palestras

Tivemos palestras muito boas, mesclando uma volta ao mundo de jovens surfistas, com Flávio Jardim do Projeto Destino Azul; as expedições da Família Schurmann, com Vilfredo Schurmann falando por duas horas; a epopéia do casal Luiz e Mauriane, do catamaran Cascalho, que trabalhou na Itália por cinco anos para realizar seu sonho; os conhecimentos de meteorologia do velejador e meteorologista Clóvis Levien Côrrea do Ciram/Epagri; as férias na Antártica das filhas do Amyr Klink; a beleza das hidrovias do interior paulista com Paulo Fax e os conhecimentos de Eduardo Moura

Vilfredo Schurmann na sua palestra

Como organizador local tinha duas preocupações: a capacidade limitada das instalações que dispunhamos e a qualidade da alimentação no restaurante da sub-sede. Não houve problemas. Tivemos um número de participações adequado, 90 participantes na média, e a cozinha do restaurante, pelo depoimento de muitos, melhorou e satisfez.

O wokshop Comidas Embarcadas

Na minha avaliação foi um bom evento, principalmente pela qualidade das palestras, mas se fosse começar a organizá-lo agora melhoria uma série de detalhes. Meu agradecimento aos palestrantes Flávio Jardim, Luiz Fernando Silva e Mauriane Conte e Clóvis Levien Côrrea que prontamente atenderam meu convite, aos funcionários do Veleiros da Ilha da  Sede Jurerê e da Gerência de Eventos (Lucas e Fogaça) e a loja náutica Armazém Naval.