terça-feira, 15 de outubro de 2013

Sérgio Marques - Construtor de Catamarans

Na minha estada em São Luís do Maranhão conheci Sérgio Marques, um construtor de catamarans. Muito mais, Sérgio é um estudioso, conhecedor e apaixonado por estes barcos. O mar e os barcos só entraram em sua vida quando aos 18 anos foi num barco à vela conhecer a Ilha dos Lençóis. No ano seguinte já encomendaria seu primeiro pequeno catamaran ao construtor João Bastos.

E não parou mais. Autodidata obstinado e com espírito de cientista, mesmo sem formação específica na área, foi aprendendo na teoria e na prática, com muita experimentação, solucionar problemas como locação do centro vélico, estabilidade longitudinal, compensação dos lemes, resistência dos materiais, cortes de velas. Aprendeu a fazer velas e acabou por montar uma veleria para atender a demanda do primeiro grupo de velejadores amadores da comunidade. Em 1987 fundou um pequeno estaleiro para construir seu primeiro projeto o catamaran Taaroa 750, de 7,50 m, em strip planking de cedro/epóxi/fibra de vidro, fato inédito na região. Assim surgiram vários modelos de Taaroas e mais recentemente a linha BV, do seu estaleiro e veleria Bate Vento Sailmaker & Catamarans. Os catamarans projetados e construidos por Sérgio na Bate Vento desmistificam o mito de que multiscascos não conseguem ter um bom rendimento contra o vento. A mastreação e o sistema vélico, o uso das bolinas e a leveza da estrutura dos BVs  demonstram na prática o desempenho que os multicascos podem atingir.



 Sérgio (calção amarelo) coordenando os últimos ajustes num BV36 recém concluido

Para conhecer melhor esta figura admirável recomendo ler seu livro "O Morubixaba na Rota dos Navios Negreiros" que narra uma viagem sua com a esposa e mais dois amigos ao Caribe, iniciada após o Natal de 1998, a bordo do Taaroa900 (31 pés) Morubixaba, de sua propriedade e construção.




Um comentário:

Fernando Previdi disse...

Fantástico!! Recomendo a todos os entusiastas (e interessados) em Catamarã no Brasil visita e bater um papo com Sérgio Marques! Tive o prazer também de ler o livro indicado, além de conhecer vários barcos construídos por Sérgio, alguns antigos e muitos dos novos. Abraços. Fernando