sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Regata Velas Latinoamerica 2014

De quatro em quatro anos as marinhas nacionais dos países latinoamericanos organizam a Regata Velas Latinoamerica com a participação de seus navios veleiros. Neste 2014 a regata inicia-se no próximo dia 16/02 em Itajaí (SC) seguindo em direção a Punta del Este, com várias escalas os participantes contornarão o Cabo Horn, subirão a costa oeste da América do Sul, atravessarão o Canal do Panamá, passarão pelo Caribe até o encerramento em 23/06/14 na cidade de Vera Cruz, no México.


 Em cada uma das 14 escalas os seis veleiros participantes desta edição passam alguns dias quando são realizados eventos para o público. Assim na última treça feira (11/02) houve um desfile naval pela orla de Itajaí e Balneário Camboriú e de 12 a 15/02 os veleiros ficaram em exposição no Porto de Itajaí.

Os veleiros no pier, vistos do Cisne Branco

Na quinta (13/02) fui com meus dois filhos até lá para conhecer esses lindos veleiros. É verdade que já havia conhecido o nosso Cisne Branco em Fernando de Noronha, quando da Refeno de 2008. Mas valeu outra visita, mesmo que desta vez não foi possível passear pelo seu interior.
 
 O Cisne Branco, primeiro da fila

A imagem destes imponentes barcos atracados no pier é realmente um show. O que mais me agradou foi o Esmeralda da Armada Chilena, com seus quatro mastros. Além destes dois participam o Libertad da Argentina, o Glória da Colômbia, ambos também espetaculares, o Guayas do Equador e o venezuelano Simon Bolivar.

O imponente Esmeralda da Armada do Chile

Guayas, do Equador, e ARA Libertad, da Argentina
Mais imagens aqui.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Charter no Caribe na Revista Náutica

O número 306 da Revista Náutica, que esta nas bancas, trás uma longa reportagem de capa sobre charter no Caribe em embarcações de velejadores brasileiros. Um dos cinco veleiros participantes da reportagem é o catamaran Cascalho, do casal Luiz Fernando Silva e Mauriane Conte, com o qual fizemos nosso recente charter pelas Grennadines, em dezembro passado.


Sou crítico da Náutica que "doura" demais suas matérias, comete muitas "furadas" e adotou um estilo Caras, com excessiva glamourização do luxo, em detrimento da qualidade técnica. Mas, esta reportagem está bem feita, claro que com uma "douradinha"...