segunda-feira, 14 de julho de 2014

Você Já ouviu Falar em Yacht Survey?

Sim? Então você sabe que yacht survey ou marine survey é a inspeção de uma embarcação por profissionais capacitados e acreditados pela SAMS (The Society of Accredited Marine Surveyors), nos Estados Unidos. É um trabalho profissional executado na aquisição de um barco, para a contratação de seguros, para financiamento, etc. É comumente usado por lá e também no Caribe.

Pois recentemente ao adquirir um catamaran nos EUA eu utilizei este serviço para ter segurança com relação ao que estava comprando. Me surpreendi com a abrangência e minúcias da inspeção. Cheguei no barco às 7:45h da manhã e o surveyor que havia contratado já estava trabalhando. Ele trouxe três caixas com equipamentos e ferramentas. Trabalhou praticamente sem folga até cerca de 16 horas. Ed Rowe, o surveyor, inspecionou absolutamente tudo. Dos motores ao fogão e sua instalação de gás. Tudo é vistoriado e verificado seu estado e funcionamento. O barco foi retirado da água para a inspeção dos cascos, rabetas e hélices e Ed também subiu no mastro para verificar antenas, cabos e estais. Para se ter uma ideia, mediu com equipamentos apropriados a temperatura dos motores trabalhando em vários regimes de rotação e nas saídas do ar condicionado, correntes no motor e em vários locais das instalações elétricas, uma checagem com instrumentos das condições das baterias e por aí a fora. Outra inspeção interessante foi das condições dos cascos com relação a umidade, osmose, delaminações, usando um martelo fenólico e um medidor especial de umidade (Tramex Skipper).

Ed, o surveyor, com seus equipamentos

No dia seguinte recebi um relatório detalhado, inclusive com avaliação do valor do barco, que serviu para a contratação do seguro. Este serviço custa entre 16 e 18 dolares por pé da embarcação.

Sendo retirado da água para inspeção

Um comentário:

Fernando Previdi disse...

UAU!!! O custo pelo serviço prestado é baixíssimo... quem dera tivéssemos algo parecido no BRASIL...