segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Estudando Inglês nos EUA

Eu havia contratado um curso de inglês em Vancouver, no Canadá. Com a aquisição do TinguaCat consegui mudar este curso para a Florida, onde optei pela cidade de Melbourne, por estar as margens da Intracoastal Waterway e apenas 70 mn de onde estava o barco, poder morar a bordo e,  também, por ser uma cidade média com pouca influência latina. 

Esta unidade da rede de escolas ELS fica "dentro" do Florida Institute of Technology (FIT ou Florida Tech), uma importante universidade criada na década de 50, para servir de apoio tecnológico ao programa espacial americano. Melbourne fica a cerca de 25 milhas de Cabo Canaveral e possui um parque tecnológico, administrado e suportado pela Florida Tech, com importantes empresas de tecnologia aeroespacial.





Trata-se de uma universidade no padrão dos filmes americanos. Um bonito, espaçoso e arborizado campus. Os estudantes em geral moram no próprio campus. Os automóveis ficam em bolsões de estacionamento nas bordas do campus, de modo que a circulação pelo campus é feita a pé, de bicicleta ou skates. Tem também bondinhos que circulam pelas bordas e alguns pontos de maior concentração de pessoas.

 Grissom Hall, prédio onde funciona a ELS Language Center

A escola de inglês esta voltada a atender estudantes estrangeiros que vem fazer cursos ou estágios na universidade. Apenas uns 10% dos cerca de 150 alunos eram como eu, os outros 90% estavam fazendo seu nivelamento de inglês para poderem cursarem na universidade, que exige para tanto que o pretendente complete os 10 níveis da escola. Em função disto os cursos são bastante exigentes, com provas finais com 100 questões e aparato de prova de vestibular. E o pessoal reprova mesmo. Eu, após a prova de avaliação inicial cursei os níveis 4 e 5 e, modéstia a parte,  passei com média acima de 90 no primeiro e acima de 80 no segundo. Muito bem em gramática e vocabulário, mas ainda com dificuldades no listening e speaking. Ah! E dos 90% um terço é de chineses, outro de árabes (principalmente sauditas) e o terceiro de brasileiros. Sim, mais de 40 brasileiros. Universitários do Programa Ciências Sem Fronteiras, que se passarem pelo nivelamento do inglês cursarão o ano de 2015 na Florida Tech.

Nenhum comentário: