quarta-feira, 29 de julho de 2015

Leituras Náuticas

As três primeiras semanas de Julho aqui em Florianópolis foram de muita chuva, com poucos dias de sol. Assim acabei tendo mais tempo para ler algum livro. O que hoje em dia com a internet, blogs, emails, redes sociais vai ficando para trás. Minhas leituras preferidas são histórias de aventuras, notadamente as relativas ao mundo náutico. Não tenho mais muita paciência para ler romances, mesmo ficção. Meu primeiro livro sobre náutica lido há muitos anos atrás foi um dos clássicos brasileiros no ramo, Velejando o Brasil de Geraldo Tollens Linck. Bem, o primeiro mesmo foi O Velho e o Mar (de Ernet Hemingway) que li ainda garoto e já reli. Depois li muitos como os clássicos livros de Joshua Slocum, Eric Tabarly, Bernard Moitessier, bem como Hélio Setti, alguns do Aleixo Belov, gostei muito de O Mar é Minha Terra do Beto Pandiani, etc., etc.

Travessia que valeu um record no Guiness

Então, como ia dizendo, neste dias chuvosos li dois livros: Tempestades e Calmarias, de Diogo Guerreiro, e As Fantásticas Aventuras do Maitairoa, de Roberto de Mesquita Barros (Cabinho) e Roberto Alan Fuchs. O primeiro descreve a incrível travessia de windsurf do Chuí ao Oiapoque realizada pelos florianopolitanos Diogo Guerreiro e Flávio Jardim. Diogo e Flávio depois fizeram uma volta ao mundo com o catamaran Itusca, que rendeu uma bonita série no Canal Off. Aliás, Diogo se especializou e é o diretor de várias séries no Off, como a Waterman, com o windsurfista Kauli Seadi. Já tinha o livro há alguns anos e, confesso, não acreditava muito mas me surprendi e gostei.


 Os excelentes livros do Cabinho

Só fui ler o primeiro livro do Cabinho (Do Rio a Polinésia) há poucos anos e adorei. Não conseguia encontrar o Aventuras do Maitairoa até maio passado quando  comprei um volume usado no Mercado Livre. Como o primeiro uma excelente leitura, tanto pelas aventuras em si, as informações técnicas como pela prosa leve, fluida e bem humorada. Recomendo ambos.

Nenhum comentário: