terça-feira, 29 de março de 2016

A História de Donald Crowhurst

Há poucos dias numa roda de velejadores no Veleiros da Ilha comentamos sobre esta história e agora o L. FelipeSG também a comentou no Grupo de Discussão da ABVC (Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro).

Trata-se da história do velejador inglês Donald Crowhurst, que embarcou na que seria a primeira regata de volta ao mundo sem paradas em solitário, em 1968, organizada pelo jornal londrino Sunday Times, a Sunday Times Golden Globe Race. Essa competição ficou famosa por vários motivos, principalmente por ter a participação de Bernard Moitessier, que provavelmente seria o ganhador ao realizar a volta em menos tempo, mas que abandonou a regata e deu mais meia volta ao mundo sem parar, renunciando a glória, fama e questionando os valores da sociedade. E rendeu seu famoso livro O Longo Caminho. A regata foi vencida por Robin Knox-Johnston, hoje um dos maiores nomes da história da vela.



 A história de Donald é incrível e infelizmente trágica, pois ele, sem nenhuma grande experiência em velejar, decidiu construir seu barco e partir nessa viagem para conseguir o sonho de dar uma vida melhor para a família, se ganhasse. Fato é que ele zarpou no último dia permitido da competição, com um barco ainda sem estar "terminado" e sem experiência suficiente para tamanho desafio, simplesmente porque não havia mais como desistir àquela altura.

Para quem não conhece e se interessar um resumo da história pode ser visto neste link da revista portuguesa Expresso. Mas para quem quiser conhecer um pouco melhor, existe um documentário desta viagem, chamado Deep Water.

Nenhum comentário: