sexta-feira, 25 de março de 2016

O Guga Buy Chegou

Ontem (24/03) pouco antes das 11 horas da manhã o veleiro Guga Buy, um Farr40, do Comandante José André Zanella e seu filho Eduardo Zanella, atracou no pier principal do ICSC - Veleiros da Ilha completando sua volta a América do Sul no sentido anti-horário, inclusive com o contorno do Cabo Horn.




O Guga Buy chegou depois de 53h desde sua saída de Rio Grande para sua última perna, escoltado por algumas embarcações de amigos do Veleiros da Ilha. Eu estava lá a bordo do veleiro Zeus, do Comdte. Inácio Vandressen. Aliás, tive a honra e o prazer de participar de duas pernas desta jornada, o Cruzeiro Costa Leste de 2010 e a travessia Fortaleza-Tobago-Trinidad no final de 2010. 




O Guga Buy partiu deste mesmo Veleiros da Ilha em maio de 2010, portanto a praticamente 6 anos. Passou por Ilhabela, pelo Encontro Nacional da ABVC no Bracuhy, o Costa Leste, fez a Regata Aratu-Maragojipe e a REFENO, e então foi para o Caribe e América Central por onde navegou por 3 anos. Em 2014 atravessou o Canal do Panamá e foi até a cidade de Valdívia, no Chile, onde hibernou. Depois mais uma perna até Ushuaia pelos canais chilenos. Nova hibernada e em maio de 2015 iniciou a subida da Costa Leste da América do Sul. Não sem antes passar por dois eventos marcantes. O primeiro foi a ida até o Cabo Horn e o seu contorno e o segundo uma forte tempestade em Porvenir, no Estreito de Magalhães próximo a Punta Arenas, que o arrancou de sua ancoragem até encalhá-lo na praia. Mas o Guga Buy resistiu e mesmo com algumas avarias subiu a costa até Buenos Aires, onde além do conserto das avarias passou por um refit. Finalmente neste inicio de 2016, mais bonito do que nunca, zarpou de Buenos Aires, passou pelo Uruguay e adentrou a Lagoa dos Patos navegando até Porto Alegre. De lá retornou a Rio Grande e finalizou esta grande jornada.



Meus parabéns ao Zanella e Eduardo (e aos muitos amigos que os ajudaram nas diversas etapas) por este grande feito.


Nenhum comentário: