domingo, 16 de outubro de 2016

O Primeiro Furacão

No início da semana passada começamos a ficar apreensivos com a trajetória do furacão Matthew, que estava sendo "empurrado" por outro furacão o Nicole para a Costa Leste da Florida a partir da sua região central.  Como dito aqui o TinguaCat esta na St. Augustine Marine Center, na cidade de mesmo nome bem no norte da Florida, uma região muito pouco afeita a furacões.

Os dias foram passando e as previsões se confirmando até que no final da manhã de sexta feira (07/10) o Matthew, um furacão de categoria 4, atingiu St. Augustine, com muito vento e chuvas que provocaram inundações na histórica cidade. O TinguaCat estava em terra preso por cintas, as hurricane straps, e lá também estava o Bulimundu, do amigo John Vieira, mas só conseguimos ter notícias na segunda feira quando a marina nos informou que os barcos estavam bem. Um grande alívio mas ainda ficavam muitas dúvidas: Algum destroço levado pelo vento poderia ter danificado alguma coisa? Será que o sensor de vento aquentou? E as placas solares que são móveis? E o dingue?

Estas perguntas só foram respondidas hoje quando estivemos na marina e encontrei o TinguaCat em perfeito estado, sem nenhum arranhão, com tudo em seu lugar, nem mesmo as capinhas das catracas foram perdidas. Muito bom! O Bulimundu também não sofreu nenhum dano.

TnguaCat em perfeito estado

Mas o Matthew não foi fraco, não. Houve inundação na área da marina e vários dos galpões sofreram estragos, principalmente nos telhados. Em outras marinas da região também ocorreram muitos problemas, em especial com barcos que ficaram em piers com mais de dez veleiros afundados.

E a cerca da marina virou rede... (Foto de Zack van der Berg)






Estragos na marina municipal, no centro da cidade

Um comentário:

Michelle Lima disse...

Deve ter sido aterrorizante a espera por notícias.Que bom que no fim, o barco estava intacto.