Nos últimos meses minhas atividades náuticas tem sido participar de algumas regatas, em veleiros de amigos, e as atividades que envolvem a conclusão da construção dos quatro veleiros Neomarine HS38 do grupo de cinco unidades. Foi na primeira unidade o Argonauta4, do Cmdte. Celso Farias, que participei da Regata Cidade de Florianópolis, no dia 25/03 último, uma semana após o Passeio das Cracas da Avesal.
A regata foi válida pela primeira etapa da Copa Veleiros da Ilha de Oceano 2017 e foi disputada numa raia triangular montada em frente a Avenida Beira Mar Norte. Rasgamos o gennaker na largada o que além de comprometer completamente o desempenho, eram três pernas de gennaker, foi uma "ducha de água fria" na tripulação. O ânimo foi voltando com o transcorrer da regata a medida que, aprendendo cada vez mais o barco, o desempenho foi melhorando e conseguimos recuperar algumas posições entre os barcos mais rápidos.
Duas semanas depois disputei a segunda etapa da Copa Veleiros, a Regata Fortalezas cujo percurso passa por quatro fortalezas antigas na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina além de uma bóia em frente a vila de Santo Antônio de Lisboa. Nesta regata tripulei no Morabeza, do Cmdte. caboverdeano-americano John Vieira. Um Dufour380 versão cruzeiro, na classe RGS Cruzeiro, a mais numerosa da regata. Com ventos de Sul a Leste variando de 8 a 15 nós foi uma regata divertida, trabalhosa e disputada, éramos só quatro tripulantes, e foram muitas manobras, principalmente com o gennaker e a disputa com nossos concorrentes. Apesar de problemas na abertura do gennaker em duas ocasiões vencemos a regata com 34 segundos de vantagem no tempo corrigido para o Delta41 Quival. A registrar o excelente desempenho do Neomarine HS38 Argonauta4 nesta regata, cruzando a linha apenas alguns segundos depois do C30 Corta Vento, fita azul da prova, mostrando a evolução regata a regata a medida que a tripulação vai conhecendo o barco.
Estou escrevendo este post do Aeroporto do Galeão, enquanto espero a hora de embarcar para a Florida para um curto período de duas semanas velejando no TinguaCat. Seguem comigo os amigos e comandantes do ICSC-Veleiros da Ilha Saul Capella Neto (Nina II) e Idelfonso Witoslawski Junior (Gosto D'Água) e o Zany Leite. Depois de três meses retorno ao TinguaCat, que está na Harbortown Marina Fort Pierce, em boa hora após as últimas duas semanas estressantes. Nossa programação é visitar a região de Ábacos, nas Bahamas.
TinguaCat no pier da Harbortown Marina, em Ft. Pierce (Fl)
Nenhum comentário:
Postar um comentário