sexta-feira, 23 de março de 2007

O Primeiro Churrasco à Bordo







Continuando a série "primeira vez" do Tinguá, nesta sexta 23/03, feriado comemorativo aos 281 anos de Florianópolis, saímos para velejar e fazer um churrasco à bordo em Santo Antônio de Lisboa, 8 mn ao norte da sede do Iate Clube de Santa Catarina.

O vento de NE foi crescendo de 4-5 nós para 9-11 nós na ida. Na tripulação Jorge, a esposa Edman e a filha Stefane, mais eu, minha esposa e nossos dois filhos pequenos.

Após a gostosa velejada de contra-vento, ancoramos em frente a charmosa Santo Antônio de Lisboa, um dos pitorescos locais da Ilha de Santa Catarina. Hora de colocarmos "mãos-à-obra" para assarmos nossa carne. Surpresa! O suporte da churrasqueira não comportava a bitola dos tubos dos guarda-mancebos do Tinguá. Nada que dois ex-escoteiros não resolvessem...churrasqueira amarrada com alguns cabos, a picanha muito macia ficou deliciosa.

Na volta, com vento de popa (ainda NE), com cerca de 11 nós, montamos uma asa de pomba e "descemos a ladeira", velejando em torno dos 7 nós.

O desagradável do dia foi descobrir mais um problema de instalação no Tinguá. Vaza bastante água na conexão da mangueira com a manopla de água fria da pia do BWC, quando se usa a torneira ou com a bomba de pressurização de água doce ligada.

Nenhum comentário: