quarta-feira, 21 de março de 2007

A Primeira Regata


Sábado (03/03) participamos da regata de abertura da Copa Veleiros da Ilha 2007, a Regata Fortalezas, com cerca de 22 mn na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. Não houve tempo de medir na ORC Clube, de modo que disputamos na Classe A da RGS.


A tripulação, que se reunia pela primeira vez, era formada por mim, Jorge, Érico, Júnior Pratts e Bruno Negri, dos quais apenas Bruno é regatista, competindo na Laser. Para Bruno e Júnior também era a primeira vez num Skipper30.


Foi uma das regatas mais técnicas dos últimos tempos, devido a extrema irregularidade dos ventos e muita corrente. A largada no canal que liga as baías norte e sul foi com vento de menos de 5 nós e forte corrente contrária. Mais tarde o vento firmou no quadrante norte (contra-vento) chegando perto dos 20 nós, para na perna de volta rondar completamente para sul, obrigando-nos a recolher o balão e fazer a metade desta perna novamente em contra-vento.


O Tinguá se comportou muito bem, em que pese ser o único com genoa de enrolador na classe. Não fora um erro tático no contra-vento final e teríamos chegado em terceiro ou quarto lugares, mesmo com o TMFAA de 0.9473, bem acima dos melhores Schaffers 31 de construção "envenenada". Acabamos cruzando a linha em décimo geral e ficando em sexto na RGS A, no tempo corrigido.


Duas constatações: o barco é muito penalizado na RGS e precisamos de uma genoa para usar sem enrolador, que inicie na altura do convés. O vão que a nossa genoa deixa entre a esteira e o convés é muito grande, prejudicando inclusive a trimagem da mestra.


(Mais fotos da regata em www.esportesdomar.com.br).

Nenhum comentário: