Ontem (19/04) foi disputada a Regata Ele e Ela, primeira etapa da Copa Flotilha de Oceano, organizada pelo ICSC e a FCVO. Com largada na Baía Sul próximo as pontes seguia rumo sul, contornava a Ilha do Largo, por bombordo, e chegava em frente a sede do ICSC, com cerca de 14 milhas.
O Tinguá participou comigo e minha esposa Claci de imediata. No primeiro trecho até a Ilha do Largo o vento era do quadrante N muito fraco, com 3-4 nós, muitas vezes menos. Optei por não usar balão ao contrário da grande maioria dos outros 25 veleiros. Fomos de asa de pombo, até iniciei os preparativos para subir nosso balão, mas a calmaria em que estávamos e o sol na nuca do lindo dia que fazia, me fizerem optar por um bordo "suicida" em direção ao Ribeirão da Ilha. No início deu muito certo, pegamos um lestinho e conseguimos andar próximos aos 4 nós e recuperar algum terreno em relação a flotilha, pena que ele acabou antes da hora...A coisa só melhorou após contornarmos a Ilha, quando o vento firmou em NE com 7-8 nós, com alguns picos de até 10 nós. Aí andamos bem e ultrapassamos muitos barcos, mas a regata era mesmo na medida para os barcos pequenos e leves. Nosso TMFAA era o maior entre os 17 competidores da RGS e ficamos só em oitavo, apesar de termos chegado 17 minutos antes do sétimo...Também, foram 4:30h de regata.
A imediata não se dá bem com o timão ainda, mas se saiu muito bem nas escotas da genoa nas inúmeras cambadas da perna de retorno. Hoje está com alguns roxos e reclamando dos braços doloridos de tanto caçar aqueles cabos...
(Fotos de Kriz Sanz de www.esportesdomar.com.br e Sérgio Vignes de www.fcvo.com.br , onde há muitas outras e informações da regata.)O Tinguá participou comigo e minha esposa Claci de imediata. No primeiro trecho até a Ilha do Largo o vento era do quadrante N muito fraco, com 3-4 nós, muitas vezes menos. Optei por não usar balão ao contrário da grande maioria dos outros 25 veleiros. Fomos de asa de pombo, até iniciei os preparativos para subir nosso balão, mas a calmaria em que estávamos e o sol na nuca do lindo dia que fazia, me fizerem optar por um bordo "suicida" em direção ao Ribeirão da Ilha. No início deu muito certo, pegamos um lestinho e conseguimos andar próximos aos 4 nós e recuperar algum terreno em relação a flotilha, pena que ele acabou antes da hora...A coisa só melhorou após contornarmos a Ilha, quando o vento firmou em NE com 7-8 nós, com alguns picos de até 10 nós. Aí andamos bem e ultrapassamos muitos barcos, mas a regata era mesmo na medida para os barcos pequenos e leves. Nosso TMFAA era o maior entre os 17 competidores da RGS e ficamos só em oitavo, apesar de termos chegado 17 minutos antes do sétimo...Também, foram 4:30h de regata.
A imediata não se dá bem com o timão ainda, mas se saiu muito bem nas escotas da genoa nas inúmeras cambadas da perna de retorno. Hoje está com alguns roxos e reclamando dos braços doloridos de tanto caçar aqueles cabos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário