sábado, 28 de fevereiro de 2009

Familia Tinguá de Volta a Angra

Voltamos, no dia 21/02, a Marina Bracuhy para curtir o Tinguá durante a semana de Carnaval na Baía da Ilha Grande. Desta vez com o co-proprietário Jorge Calliari, e sua esposa Edman, que finalmente conseguiu se desembaraçar de suas atividades de empresário e aproveitar uma semana embarcado. Bem, não totalmente pois na quinta após o Carnaval fez um bate e volta a Campinas para uma reunião de trabalho.

Os amigos e sócios Jorge e Edman.

Foi uma semana de tempo excelente, muito sol e calor, com apenas algumas trovoadas em alguns finais de dia. Estivemos na Enseada do Sítio Forte, em especial na Praia da Tapera onde pernoitamos e almoçamos, na terça-feira de Carnaval, o curioso e gostoso Nhoque de Fruta Pão com Galinha Caipira da Telma.

O Nhoque de Fruta Pão da Telma

Mergulhamos nas Lagoa Azul e Verde, visitamos o Saco da Longa e o do Céu onde também pernoitamos. Retornamos da Ilha Grande no final da quarta de cinzas e na quinta e sexta-feiras curtimos na Ilha de Paquetá, Saco do Petisco e na Praia do Dentista.

O bucólico Saco da Longa, na Ilha Grande.

(Veja mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/angra2009)

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Como é Boa a Bico de Proa

Cheguei na quarta (11/02) à noite de Angra e no outro dia cedo já estava embarcado no Delta 36 Oulalá, do Cmdte. Guilherme Bernard, para participar do XX Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, na categoria Bico de Proa. Perdi a primeira etapa que foi uma regata de percurso médio em que o Oulalá venceu. Na quinta foi hard, os ventos de quadrante sul chegaram a 35 nós no nosso anemômetro. Foi a regata de percurso longo e mais uma vez vencemos sendo o primeiro barco a cruzar a linha...nosso trajeto era mais curto, claro! Vencemos novamente a barla-sota da sexta e no sábado, já campeões da classe por antecipação, enrolamos o cabo da "camisinha do balão" no enrolador de genoa e fomos apenas quarto na última barla-sota.


Mas, o gostoso foi que além das velejadas não houve gritaria a bordo, eventuais erros de algum tripulante eram levados na gozação e depois das regatas ancorávamos o barco nas imediações da Ilha do Francês para o almoço. O cardápio foi variado com vários "chefs", como os Cmdtes. Zanella e Guilherme, se esmerando na cozinha. Tivemos spaghetti com camarões, lombo com geléia agridoce de pimentas vermelhas com batatas soutés, ragu com polenta sempre acompanhados de ótimos vinhos. E nem vou falar dos aperitivos...


(Fotos divulgação e Claci Salles)
(Veja resultados e imagens em www.circuitooceanico.com.br , no hotsite da Revista Náutica e em www.esportesdomar.com.br )

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Cinco Dias na Baía da Ilha Grande

Conforme o programado chegamos a Marina Bracuhy no inicio da noite do dia 05/02, Eu e o Tasso B.Rego Fº, meu sobrinho. Leonardo, por motivos profissionais teve de desistir. Já zarpamos da marina na manhã da sexta-feira no rumo do Sitio Forte, na Ilha Grande. No caminho ancoramos na Ilha de Paquetá onde almoçamos.

Tinguá "genoando" na Ilha Grande

Baseamos o Tinguá na Praia da Tapera, no Sitio Forte. Dali saímos toda manhã cedo para curtir algum lugar e retornávamos a tarde para pernoitar. Foram quatro dias muito bons, de muito sol, com alguns dias caindo uma chuva de verão no inicio da noite. Reencontramos vários velejadores amigos, como o Geraldo do Cora, Ivan e Egle do Taai Fung II.


Tartaruga na Lagoa Azul (by Tasso Rêgo Fº)

Na terça-feira (10/02) acordamos na Ilha de Paquetá e rumamos cedo para a marina para subir o Tinguá no Estaleiro afim de uma limpeza geral do casco, polimento, substituição do óleo da rabeta, e outras pequenas tarefas.

Tinguá no travel lift do Estaleiro, no Bracuhy

Depois de alguns serviços no Tinguá fomos para o almoço comemorativo ao niver do Hélio Viana, do MaraCatu, no Bowteco. Hélio que aliás, agora é colunista da Revista Náutica, na esteira do sucesso de seu blog.

Hélio apagando a velinha no Bowteco

A nota triste foi tomarmos conhecimento do assassinato do velejador Abel Aquilar, em Itaparica, na Bahia, num assalto ao barco que comandava. Não conhecia o Abel pessoalmente, mas ouvi falar dele várias vezes sempre de maneira elogiosa. Cada vez mais a falta de segurança reinante no país em geral está chegando ao mar. Já vivemos enjaulados nas cidades por causa dos bandidos, vamos fazer o mesmo no mar? Não podemos permitir. Precisamos nos unir e protestar, como já vem fazendo a ABVC ( vide aqui carta aberta) e vários colegas.

Retornamos à Floripa na quarta-feira (11/02), pois fui convidado pelo amigo e vizinho Guilherme Bernard para participar do XX Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina na tripulação de seu veleiro.

(veja mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/angra2009 )

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Rumo a Angra

Na próxima quinta-feira (05/02) estou voltando ao Tinguá, na Marina Bracuhy, para passar alguns dias "al mare". Vou de carro na companhia de Leonardo, meu genro, e Tassinho, meu sobrinho.


Enquanto isto, disputamos Eu e o Polaco, no domingo (01/02), a Regata Floripa Tem de Mini-Oceano, com o Mutley. Floripa Tem é uma série de eventos de verão organizados pelo Grupo RBS de Comunicação com patrocínios de Cerveja Sol, Natura e Nestlé. A regata foi na Lagoa da Conceição e a classe Bruma19 inscreveu seis barcos. Ao contrário do esperado rolou um vento força 4 de NE e E. A disputa foi árdua e ficamos em 2º lugar, atrás do Andaluz, que no final da temporada passada já vinha se mostrando muito rápido. O legal foi receber além do troféu 270 reais em dinheiro...

(Foto de Kriz Sanz de www.esportesdomar.com.br onde há mais fotos da regata.)