sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tingua Desmastreado

Pois bem, estamos aproveitando o inverno para fazer algumas manutenções e melhorias no Tinguá. Depois de passar epóxi nas partes vivas, conforme comentado no post Rumo a Ilhabela, Sem o Tinguá, retiramos o mastro para refazer a enora e assim acabar com as constantes goteiras junto a mesma no teto da cabine e diminuir a entrada de água no pé do mesmo.

Refizemos a enora utilizando, ao invés da borracha original, seções de compensado recortadas e impermeabilizadas uma a uma com silicone e no final com Sikaflex. Para evitar a entrada por dentro do perfil do mastro foi instalada uma chapa de compensado recortada segundo a secção do mastro, a qual é empurrada até uma posição acima da cabine, onde através de um furo no mastro foi vedada com espuma de poliuretano. O mesmo furo serve para escoar a água que penetra no interior do mastro pelos fendas das adriças. O que segundo o Elói Frantzen, um dos construtores dos Schaefer31 e Tor12.5 e responsável pelo serviço, funciona muito bem.

Vedação por dentro do mastro

Mesmo as buchas de Delrin das roldanas das adriças no mastro ainda estarem em bom estado, aproveitamos a ocasião e substituimos todas por buchas de bronze.

As roldanas com as novas buchas de bronze

Aproveitamos a retirada do mastro para instalar a antena de TV no tope do mesmo, o que o eletricista Magrão não havia conseguido, anteriormente, em dois dias de trabalho. O problema é que o conduíte instalado no mastro de 1/2" polegada é insuficiente para a fiação que desce do tope. Só conseguimos passar porque substituimos os fios da luz de tope por um cabo com 5 fios finos. Isto foi possível porque uma das melhorias que fizemos foi instalar uma luminária com lâmpadas led (com luzes de navegação, tope e ...estrobo, que prometo não usar!), o modelo Amazônia Mirim da Optolamp.

Antena de TV e luminária led instaladas

Outra correção realizada foi na fixação da mesa do salão. Trocamos as buchas de nylon nos pés da mesma, que tinham folga, e ela agora não parece mais aquelas mesas de bar que precisam de um calcinho para não balançarem. Também corrigimos as buchas mal dimensionadas na fixação da retranca ao mastro, que deixava-a inclinada. Corrigimos ainda a fixação da extensão do sofá do salão, pois a original não funcionava bem.

A última correção foi a da gaiúta de proa, aquela que o estaleiro corrigiu nos outros Skipper30 aqui do Veleiros e nós recusamos pois não haviamos sentido o problema (veja o post Mais Defeitos).

No mais foram algumas manutenções como um guarda mancebo torto, um vazamento de água numa conexão hidráulica...coisinhas normais.

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