segunda-feira, 1 de março de 2010

Fim de Semana em Ganchos

No dia 20/02 disputamos a regata festiva "Seu Paulão" organizada pela Avelisc em homenagem ao velejador Paulo Linhares, falecido em 2008, com o Mutley, nosso Bruma19. Meu proeiro de fé não foi e a idéia inicial de fazer com a esposa e os meninos foi abortada devido a previsão de ventos NE de até 20 nós. Deste modo convidei o Daniel para fazer a proa. A regata foi de percurso desde as proximidades da Ponte da Lagoa da Conceição até a Costa da Lagoa, quase toda em contra vento, com nordestão e muito calor. Terminamos mais uma vez em segundo, pois encalhei duas vezes no canal. Mas o Mutley não tem quilha retrátil? Pois é, tem. Só que a confiança de nunca ter encalhado ali e a disputa pela ponta...

Na sexta-feira (26/02) levei o Tinguá para a sede oceânica de Jurerê do ICSC, em solitário. Foi tudo de bom, vento SEE de 11-14 nós, mar liso, maré vazante, tarde linda. Tinguá já com seu novo suporte de âncora confeccionado pelo Andrés Tor.


Cmdte. José Zanella do Guga Buy tentou organizar uma volta à ilha de SC em cruzeiro, mas os vários dias de ventos do quadrante sul deixaram o mar com ondas de mais de 2 m. Fomos então para Ganchos, a cerca de 12 mn de Jurerê. Desta vez o Jorge e Eu no Tinguá. Almoçamos uma gostosa "meia" feijoada preparada pelo chef Zanella ancorados em frente a prainha da Ilha de Ganchos. Com a chegada do Energia, com o Cmdte. Jean Castro e seu filho Gustavo, vindos de Balneário Camboriú, nos dirigimos para a enseada de Ganchos do Meio, onde ancoramos. Isto é, o Guga Buy ancorou e nós e o Energia amadrinhamos.

Tinguá amadrinhado no Guga Buy (o Energia já havia retornado), em Ganchos do Meio.

O domingo amanheceu nublado, com chuvas esparsas, mas a enseada continuava uma lagoa. Zanelinha saiu cedo no botinho (como de costume...) e voltou com camarões, mariscos e lulas recém pescados. Foi um final de semana etílico-gastronômico. Cmdtes. Zanella e Jean, mais o José Petrus, tripulante-convidado do Guga Buy, se esmeraram na cozinha. Para acompanhar bons vinhos e cachaça mineira.

Na volta pegamos um S força 4-5, portanto contra vento para retornarmos a sub-sede em Jurerê. Com Jorge no timão fizemos questão de velejar. Há tempos o Tinguá não adernava tanto...

(Foto de Jorge Calliari).

Nenhum comentário: