terça-feira, 17 de agosto de 2010

Baía de Camamu Novamente

Numa bonita aurora cheguei novamente a Baía de Camamu, no sábado (14/08), a bordo no veleiro Guga Buy, participando do Cruzeiro Costa Leste 2010. A Baía de Camamu fica na Bahia, e é a terceira maior do Brasil, com praias, enseadas, mangues e ilhas maravilhosas, um lugar rústico, ainda não alcançado pelo turismo de massa.

A Aurora na chegada a Baía de Camamu

A ancoragem é na localidade conhecida por Campinho, uma ilha separada da península de Maraú por braços de mangue, cerca de 8 mn da barra da baía. Aproveitamos a maré baixa e fomos ainda pela manhã a Ilha do Sapinho junto com as tripulações do Tuareg e Taouhiri. Na volta degustamos uma moqueca de polvo no simples Bar do Régis, enquanto observávamos a maioria da flotilha do CCL2010 chegando a ancoragem.

A ancoragem no Campinho

No domingo (15/08) alugamos uma traineira num grupo e fomos até a vila de Barra Grande localizada na entrada da barra e dali de jardineira fomos conhecer a praia de Taipu de Fora, voltada para o mar aberto, onde formam-se piscinas naturais na maré baixa e existe um farol. O almoço já combinado no dia anterior foi lagosta grelhada no Restaurante São Jorge, na Ilha do Sapinho.

Chegando de jardineira a Taipu de Fora

Degustando lagostas na Ilha do Sapinho

Na segunda (16/08) saímos cedo no Tuareg III (um Tropic 1200 em aço) para visitar mais uma vez a Cachoeira de Tremembé, situada no Rio Baiano pouco antes de seu desague nos manguezais existentes naqueles confins da baía, a cerca de 20 mn do Campinho. No caminho passamos pela cidade de Maraú, que junto com Camamu são as principais da região. O Tuareg por calar pouco e ter quilha retrátil chega até a molhar a proa na cachoeira. Veja o vídeo que não me deixa mentir aqui.

A Cachoeira do Tremembé

Amarramos o veleiro no pequeno pier do restaurante existente no local, aliás de propriedade de um catarinense de Chapecó, visitamos o topo da cachoeira e a vila próxima de Tremembé. Depois churrasquinho a bordo degustando uma barrica de Petra Aurum, descanso que ninguém é de ferro enquanto a maré realiza seu ciclo, pois precisamos dela cheia para voltarmos.

Nas proximidades da cachoeira há muitos passáros como Tiés de vários tipos, Sanhaços, Canários, Maritacas e pombinhas. Assim como seringueiras, aroeiras, dendê e vários tipos de pimenta.

Tiés comendo bananas nas proximidades do restaurante em Tremembé

Enquanto estávamos na calma total da cachoeira chegou a frente fria com ventos de mais de 20 nós, e rajadas de quase 40, na ancoragem do Campinho com alguns barcos garrando e o pessoal de sobreaviso durante a noite.

Hoje nublado ficamos aqui pelas proximidades e o vento continuou soprando do quadrante sul, chegando a 19 nós. A ancoragem balança um pouco mas nada muito desconfortável. A chegada ao TENAB (Terminal náutico da Bahia) em Salvador, por questões de número de vagas, será em dois grupos nos dias 19 e 20. O grupo do dia 20, no qual estamos incluídos, parte amanhã às 08:00h para Gamboa, na região de Morro de São Paulo e de lá no dia 20 para Salvador.

O por-do-sol também pode ser lindo
Veja mais fotos do CCL2010 aqui

Nenhum comentário: