quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Estamos em Santo André

O Guga Buy e mais 8 veleiros da flotilha do Costa Leste 2010 já estão ancorados no Rio João de Tiba em Santo André, município de Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia. Saímos de Abrolhos um dia antes para prepararmos a entrada do restante da flotilha (mais 41 barcos) na barra do rio e organizar a ancoragem conforme calado, tamanho, variação da maré.

Navio em manobra de atracação no Porto de Tubarão

Saímos de Vitória às 10:50h de segunda (02/08) e chegamos ao Arquipélago de Abrolhos às 13:40h da terça-feira, após 182 mn. Ventos ENE com orça apertada no inicio e a partir da noite mais folgada, com mar um pouco mexido. À noite permanecemos com o motor ligado devido a grande quantidade de baleias Jubarte nesta época do ano. Com o amanhecer velejamos, fazendo uma média de 6,1 nós.Vimos muitas baleias, desta vez nenhuma próxima o suficiente para boas fotos ou filmagens, mas a quantidade tem aumentado a olhos vistos. Três veleiros da flotilha (Dani I, Gipsy Wind e Firulete) tiveram incidentes com baleias, felizmente resultando todos sem nenhuma avaria, bem como as baleias...

A flotilha do CCL2010 ancorada no lado sul da Ilha de Santa Bárbara

Abrolhos é um parque nacional maravilhoso, onde ficamos apenas pouco mais de 24h devido nossa missão em Santo André. Com o tempo curto dei uma rápida mergulhada e visitei o farol que não havia conhecido em 2008. Construido em 1861, sob o reinado de D.Pedro II, tem uma altura de 22m e um alcance de 51mn, a segunda maior no mundo, segundo sua guarnição. Fomos muito bem recebidos tanto pela guarnição da Marinha, comandada pelo Sargento Mário, como pelo pessoal do ICMbio, em especial pela Berna. De negativo as altas taxas agora estipuladas por aquela turma de Brasília que tão bem conhecemos. São 25 reais por tipulante mais 25 pelo barco por dia.

O Farol de Abrolhos visto do lado norte

A travessia de 108 mn até Santo André foi excelente, com vento favorável de SE na faixa dos 9-13 nós e mar pouco mexido, velejamos o tempo todo, levando pouco menos de 17 horas.

Entrando na barra do Rio João de Tiba, em Santo André

Veja mais fotos do CCL2010 aqui

Nenhum comentário: