quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Morro de São Paulo

Finalmente conheci Morro de São Paulo, após várias tentativas frustradas nos últimos anos. Chegamos do Campinho, em Camamu, na praia da Gamboa por volta das 14h de ontem (18/08), após seis horas de uma velejada radical. A saída, da parte da flotilha do CCL2010 que veio para Morro (cerca de 30 barcos), da barra em Camamu foi com vento médio e ondas de até 2 m de través, em seguida uma chuva fraca que parou o vento, mas rapidamente entrou um SW de até 28 nós com bastante chuva. O resto da travessia foi assim ventos SW de 18-20 nós que de quando em quando sopravam em torno dos 30 nós, com as rajadas chegando próximas aos 40, as ondas na aleta de boreste. O Guga Buy só de genoa, que nos períodos mais fortes era enrolada um bom pedaço, surfava as ondas magistralmente, chegando a 12,6 nós...40 pés é outra coisa! Veja um pequeno clip aqui.

Ancoramos na praia da Gamboa, em frente e com o apoio do Clube de Vela local, do catarinense Marcelo Derossi, num braço de mar abrigado que vai até as cidades de Cairu e Valença. Alguns veleiros ficaram ancorados próximos ao terminal marítimo de Morro de SP, mais protegido pelo morro principal.


No timão do Guga Buy

Hoje pela manhã, mesmo chovendo, Zé Toriba (o outro tripulante do Guga Buy), Eu e vários outros tripulantes pegamos diretamente dos veleiros uma traineira até o terminal para conhecer Morro. Após a má impressão que tive vendo-a do mar e com a chuva do inicio da manhã, acabei mudando de opinião com a abertura do sol, principalmente na Segunda Praia.

Zé Toriba na Segunda Praia de Morro de SP

Não esperava passar frio e pegar dias nublados e chuvosos, como os últimos, na Bahia. Nessa última noite cheguei a dormir com cobertor, dentro de um veleiro fechado.

Chuva ontem, à noite passada e hoje pela manhã

Na volta de Morro fomos para o quiosque na praia aqui em frente onde já rolava um churrasco em comemoração ao aniversário do nosso Cmte. José Zanella.

Churrasco de aniversário do Cmte. Zanella, na praia da Gamboa

Veja mais fotos do CCL2010 aqui

Nenhum comentário: