terça-feira, 3 de maio de 2011

Rio Boat Show 2011

Após alguns anos ausente fui ao Rio Boat Show na última segunda-feira (02/05). Mesmo sendo mais um motor boat show. E como tinha motor boats. Mas a edição do Rio sempre tem alguns veleiros na água, principalmente importados. E tem o clima náutico, bem como encontramos muitos amigos do meio. Enfim mesmo não entrando em nenhuma lancha preenchi o tempo todo "ao natural".

Para nós velejadores a grande sensação é o preço dos veleiros franceses. Com o dólar baixo um Beneteau Oceanis 43' bem equipado (ar, gerador, etc.) custa 690 mil reais "emplacado" no Brasil. Não se faz um Delta36 com estes equipamentos por este preço...

Adorei o Dufour 375GL. O veleiro que é colocado em sua versão básica por 499 mil reais no Brasil tem três cabines, é lindo, acabamento primoroso, com inúmeras soluções muito engenhosas, um sonho que esta ficando quase possível.

Uma das engenhosas sacadas do Dufour 375

Outra agradável surpresa foi o CatFlash35 um catamaran de 35' que a fabricante dos pequenos veleiros Flash está construindo no interior de São Paulo. É um projeto maravilhoso de Roger Hill que colocou três cabines de casal, sendo uma suite, mais um enorme BWC em 35 pés e optou por "canoas" mais estreitas para obter melhor performance. O acabamento é bom, mas longe do padrão dos franceses, como o Lagoon 400, também exposto no salão. Custo de 530 mil reais sem velas e instrumentos, mas incluidos os dois Yanmar de 21 hp.

O primeiro CatFlash35 no Rio Boat show

Mas quem vende no Brasil são as lanchas. A catarinense Schaefer Yachts lançou sua Phantom 600 de 60' e até aquele dia já tinha vendido 4 unidades ao custo básico de 5 milhões de reais, mais 8 unidades de 50'. Vendas confirmadas. Nem perguntei dos modelos menores. O pessoal estava realmente surpreso com o comportamento do mercado, super positivo para eles.

Nenhum comentário: