sexta-feira, 1 de julho de 2011

CCV2011 - Abraão

A programação era seguir na manhã da quarta-feira (29/06) para a Praia do Leste, na Ilha do Martins, a menos de 2 mn de Quitiquara. Com o vento leste de 11-13 nós que entrou a comodoria do CCV2011 optou por voltar a ancoragem na Praia das Flexeiras, em frente e ilha e a cidade de Itacuruçá. Bem que poderíamos ter ancorado no lado oeste da Ilha do Martins.

Amanhecer na ancoragem na Praia das Flexeiras

Saimos meia hora antes do combinado para irmos conhecer a Praia do Leste e então numa gostosa velejada só de genoa rumamos para as Flexeiras. No canal entre a ilha e a cidade, onde velejávamos de popa, na sua parte mais estreita, já perto do destino, o vento leste que já estava mais forte acelerou entre as montanhas chegando a marcar 25,2 nós de máxima em nosso annemômetro. Ancoramos na proteção do morro com 4 m de profundidade. Fomos convidados pelo Maurício Napoleão (atual presidente da ABVC) a almoçar no seu veleiro Napoleão (um Skipper30, irmão mais novo do Tinguá) uma excelente pasta preparada pela sua esposa Fernanda, acompanhada de um vinho. O leste continuou soprando forte até o início da noite, com rajadas que "chicoteavam" os veleiros. A noite foi sem vento nenhum.

 
Fogos da festa junina de Itacuruçá

Zarpamos às 09:15 da manhã para a Vila do Abraão, na Ilha Grande, numa distância aproximada de 20 mn. Depois de um inicio sem vento foi entrando um NEE de 7-9 nós que com o tempo cresceu para 12-13. Já nas proximidades da Ilha Grande diminuiu de intensidade e rondou para W e ao entrarmos na Enseada do Abraão para SW. Chegamos velejando até a ancoragem em frente a pequena Praia da Júlia.

Chegando na Enseada do Abrão

Mergulhamos na água e fomos até a prainha a nado nos reunirmos ao pessoal para almoçar. A temperatura da água nesta época é naturalmente mais fria, não muito mais que nossas praias no verão. Enctramos novamente nosso amigo Rogério D`'Avila do Veleiros da Ilha que está subindo até o Caribe com seu Placton (Swan40).

Depois de uma noite sem vento na ancoragem, mas com um pequeno swell que balançou um pouco o dia amanheceu limpo novamente e promete ser lindo.

Veja aqui a localização da Enseada do Abraão.
E aqui a localização da Praia das Flexeiras.
Mais fotos em www,picasaweb.google.com/lflbeltrao.

Nenhum comentário: