domingo, 10 de julho de 2011

RISW2011 - Velejando

A partir da quarta-feira (06/07) as coisas começaram a melhorar na disputa da Semana de Vela de Ilhabela (RISW2011) com a realização da Regata Média para a classe BRA-RGS com ventos de 12-15 nós SSE, no Canal de São Sebastião, quando tiramos terceiro lugar com o Revanche (Fast345). Na quinta e na sexta-feiras foram disputadas duas regatas barla sota por dia, a primeira do dia com 6 pernas e a outra com 5 pernas, com média de 1.3 mn por perna, com ventos S e SE. Tivemos altos e baixos com um nono, um sexto, um quarto e um oitavo. Sempre os melhores resultados com ventos mais fortes. Na última regata da sexta-feira, pela primeira vez velejávamos na frente do Borimbora (Delta32), que acabou campeão da nossa divisão B da RGS, até que na última perna demos o bordo para o continente e ele para a ilha. Resultado, cruzamos a linha cinco minutos depois dele e de um segundo garantido acabamos em oitavo. Paulinho nosso timoneiro sempre fez largadas exepcionais, mas na última regata, disputada no sábado (09/07), ficamos sem espaço e para não colidir no barco da Comissão de Regatas tivemos de fazer um 360, largando bem atrasados. O vento já era NE com 11-14 nós e conseguimos recuperar muitas posições para terminarmos em mais um nono lugar. Concluimos o campeonato em sétimo lugar, perdendo o sexto no critério de desempate.

Os 12 S40 no pier do YCI
 
O Revanche, que já foi campeão em Ilhabela em 2008 nesta mesma classe, sofreu várias alterações visando baixar seu rating, uma vez que as recentes alterações na regra de medição BRA-RGS penalizaram-no bastante. A principal foi a substituição das velas de Kevlar por velas de Dacron, com genoa de enrolar. O veleiro perdeu muita capacidade de orçar contra o vento, sua maior qualidade. Assim só conseguimos ser competitivos quando o vento era mais forte.

O Quadro de Resultados sempre muito consultado
 
A semana em Ilhabela foi muito fria. Somente na sexta-feira o sol voltou esquentando um pouco, ao menos durante o dia, e enchendo a cidade para o final de semana. Nesta mesma sexta rolou o tradicional churrasco da flotilha catarinense em Ilhabela. No sábado à noite mesmo peguei o ônibus para o Bracuhy, chegando no Tinguá por volta das três horas, onde o Jorge já estava para aproveitarmos o final de semana na região.

A confraternização após cada dia de regatas
 
É sempre muito bom participar da semana de vela em Ilhabela, uma cidade que adoro, e foi muito prazeroso fazer parte da tripulação do Revanche. Agradeço a oportunidade ao Cmte. Celso Faria e seu filho Thiago, bem como aos demais companheiros: Paulo Linhares, Alexandre Meinecke, Fabrício Moro e Luciano Pacheco.

A tripulação do Revanche (Luciano atrás da câmera)

Nenhum comentário: