quarta-feira, 6 de julho de 2011

RISW2011 - Eu Quero Velejar!

Deixei o Tinguá no Bracuhy no sábado peguei um onibus até Angra dos Reis, depois outro até São Sebastião, mais balsa para fazer as regatas da Rolex Ilhabela Sailing Week (RISW) na tripulação do Revanche, um Fast 345 do Cmte. Celso Faria, do ICSC-Veleiros da Ilha, e até agora nada. Não consegui fazer uma regata.

Cisne Branco prestigiando a RISW2011

Explico. Na primeira regata a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste (com 55 mn) não conseguimos largar antes dos 20 minutos de tempo limite após o sinal de partida. Foram uma série de erros, um "apagão" geral na tripulação. É verdade que o pouco vento na largada e a forte corrente do canal (que no entanto é velha conhecida de todos nós) fizeram com que muitos barcos não conseguissem cruzar a linha de partida antes dos tais 20 minutos. Na nossa classe, a BRA-RGS B, 12 dos 22 barcos inscritos não conseguiram. Não é preciso dizer que a frustração foi enorme. 

Preparando-se para a regata que não corremos

Depois da tradicional folga da segunda-feira, hoje voltamos a raia, desta vez acima da Ponta das Canas, no norte da ilha, para regatas barla-sota. Boiamos até as quatro da tarde quando a CR mostrou a bandeira Recon sobre a Alfa o que significa no more races today. Toca voltar para o pier mais uma vez frustadíssimos. Ainda mais, que por volta das três e meia iniciou um vento (que poderia permitir uma regata curta) que foi aumentando de intensidade durante o caminho de volta,tanto que a maioria dos barcos chegou na sede do YCI velejando, muitos com vela balão.

A espera do vento

Pelo menos a "canoa" de cerveja estava organizada este ano. Mulheres bonitas servindo em copos descartáveis a excelente cerveja Bock da Baden Baden, muito apropriada para o frio que está fazendo. É a sétima vez que participo da Semana de Vela de Ilhabela e nunca havia pego tanto frio. Frio e tempo chuvoso que espantou os turistas. A cidade está vazia, sem aquele burburinho das outras edições, mesmo com o número de veleiros participantes se mantendo. A nossa pousada, onde já fiquei em duas outras ocasiões, só tem metade da nossa tripulação, a do Zeus e uma dupla de juizes.

Nenhum comentário: