sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Angra no Inverno ou no Verão?

Muitas vezes tenho ouvido comentários sobre a melhor época para cruzeirar de veleiro na região de Angra dos Reis, mais apropriadamente na Baía da Ilha Grande, que abrange Angra, Paraty e a própria Ilha Grande. Depois de ter experimentado o verão e o inverno, em cada época o Tinguá permaneceu por cerca de quatro meses lá, já posso opinar. Vamos abster o fato de que aqui em Santa Catarina o inverno não é favorável para velejar, o que daria um ponto a favor de levarmos nossos barcos para Angra/Paraty nesta estação.

Verão: a Enseada da Tapera no Sitio Forte, lugar de veleiros

Pela minha experiência  as duas estações foram ótimas, cada qual com vantagens e desvantagens. No verão é muito quente o que incomoda para dormir e permanecer no barco no período de sol mais forte, no entanto no inverno a água é mais fria. No verão venta menos e temos as trovoadas de fim de tarde. Já no inverno temos maior constância de bons ventos, mas também os SW fortes nas entradas das frente frias. No verão chove mais e a quantidade de barcos motorizados é enorme. É preciso chegar cedo nos lugares mais procurados e sair por volta do meio dia quando chegam as lanchas. E aqui não se trata de preconceito, mas fato comprovado por quem quizer. A maioria das lanchas não respeitam limite de velocidade, as outras embarcações, a natureza, as regras de trânsito no mar e muitas não sabem, mesmo com marinheiros que deveriam ser habilitados, ancorar. É lógico que existem muitos condutores de lanchas e iates habilitados e conscientes, mas infelizmente eles ainda são minoria.

Inverno: Saco do Mamanguá em dia típico

Dizem os moradores da região que a melhor época não é o verão, nem o inverno e sim o outono. Esta estação ainda não experimentei, mas chego lá. Uma certeza eu já tenho: é a melhor região do Brasil para se curtir num veleiro.

2 comentários:

Alexandre Franco Caetano disse...

Meu caro amigo, velejador e Blogueiro! Estivemos juntos rapidamente no encontro da ABVC.
Ainda neste final de semana falei para minha mulher... mas nada como o Outono em Paraty.
Acredite! Os dias ainda não são tão curtos quanto no inverno, não chove como no verão, as noites são amenas e o céu impecavelmente azul!
E o melhor, é que o movimento do verão ficou para trás! Venha para cá no outono! Você vai gostar muito! Abril e Maio são os melhores meses!
Abraços e bons ventos!
Alexandre / BlackSwan

LFBeltrao disse...

Pois é , Alexandre. Você vem reforçar o que já ouvi. Esta também é a melhor época aquí na região de Floripa, mas pretendo experimentar logo que puder.

grande abraço.