sexta-feira, 29 de março de 2013

Frustração

Feriado, esposa e filhos liberados, previsão de vento SSE fraco a médio na sexta (29/04) e de ENE na mesma intensidade no sábado. Perfeito para "subir" até Ganchos (Gov. Celso Ramos) e voltar no final do sábado para o almoço de Páscoa em família no domingo.

Tinguá  pronto. No final da quinta feira no Clube fico sabendo que a passagem pelo vão central das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo esta totalmente bloqueada pela Marinha e no vão lateral a altura livre é de 14 m e o Tinguá tem 14,5 m da linha d'água até o tope do mastro (fora a antena do rádio)...


Sinalização sendo montada

A interdição da passagem pelo vão central e trecho deste até a ilha, da Ponte Colombo Salles (e consequentemente da contígua Ponte Pedro Ivo) ocorreu no dia 21/03 devido a queda de de placas de concreto que formam a passarela Sul de pedestres. Esta passarela foi interditada por falta de segurança há 18 anos. E nunca se fez nada. Precisou despencar no mar as placas, de cerca de 450 kg, para o órgão público responsável tomar providencias. A Marinha, como responsável pela segurança da navegação,  fez a sua parte bloqueando o tráfego marítimo na área. O DEINFRA, o órgão estadual responsável pelas pontes, prometeu desmontar a passarela, isto é jogar as placas no mar, até o final desta semana o que não aconteceu. Resta esperar pela (in)competência do órgão responsável...

Veja notícias na imprensa aqui, ali e acolá.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Comandante Envergonhado

Largamos meio atrapalhados mas no final da primeira perna, em contra-vento, da raia triangular montada na Baía Sul, já liderávamos na nossa classe, Proa Rasa. Tripulação de muitos amigos: Jorge Calliari, Carlos Augusto "Guto" Kindlein, Marco Antônio "Marcão" D. Rodrigues, Ernani, Tasso Beltrão Rêgo. Cambamos para montar a primeira bóia, com a maré e o vento de través era difícil conseguir montá-la sem uma nova cambada. Mas, o comandante "fominha" resolveu tentar. O barco morreu no través da bóia e mesmo girando 180º não teve como, pegamos o cabo da bóia no leme e ficamos presos a ela. Baita vexame!

Tentando se soltar do "abraço" da bóia

Acabou ali, naqueles longos minutos para nos desvenciliarmos da "amarração", o alto austral a bordo, naquele sábado (23/03) maravilhoso, ensolarado com vento SE de 12-14 nós. A prometida disputa acirrada com o Maskote (Delta32) não aconteceu mais, restando apenas velejarmos o melhor possível para nos recuperarmos e ainda pagar a penalidade por ter tocado na marca. Terminamos a festiva Regata Cidade de Florianópolis, organizada pelo Veleiros da Ilha, em comemoração aos 287 anos da cidade, em 2º lugar numa ótima recuperação. Mas, o que ficou foi o gosto amargo do erro grosseiro... 

Clip da regata do www.esportesdomar.com.br

quinta-feira, 21 de março de 2013

Cruzeiro Costa Sul Chegou a Floripa

Ontem cedo (20/03) os integrantes do Cruzeiro Costa Sul 2013, organizado pela ABVC - Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro, chegaram a Florianópolis provenientes de São Francisco do Sul. Na verdade, os veleiros que aqui chegaram ancoraram na Praia do Tinguá, situada no Municipio de Gov. Celso Ramos no continente, distante 4,7 mn da sede oceânica do ICSC-Veleiros da Ilha, em Jurerê, pois a lestada seguida de ventos NE fortes deixaram o ancoradouro de Jurerê bastante mexido. O que deve melhorar a partir do final da tarde de hoje.

Ancoradouro em Jurerê ontém à tarde

 A navegada de São Chico, onde os veleiros ficaram uma semana "presos" pelas condições adversas de vento e mar, mesmo com ventos força 5 até 6, mar agitado e muita chuva transcorreu sem problemas.  Apenas o veleiro Minerin entrou em Porto Belo por opção de sua tripulação. Verdade que a estadia prolongada na Baía da Babitonga causou algumas baixas na flotilha de embarcações em que suas tipulações esgotaram a disponibilidade de tempo. As condições de tempo também causaram o cancelamento da parada em Itajaí.

A maioria dos veleiros (10) que aqui chegaram são integrantes do Crucero De La Amistad 2012 que estão retornando a Argentina e integraram-se ao Costa Sul neste trecho da costa brasileira.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Regata Familia Back

Sábado (02/03) iniciou a Copa Veleiros da Ilha de Oceano 2013 com a 4ª edição da Regata Família Back. Esta regata é disputada na Baía Sul, largando nas proximidades das pontes, montando uma bóia em frente a sede do ICSC e outra na frente da Praia de Itaguaçu e, então, rumando até a Ilha dos Cardos, no inicio da Barra Sul, onde termina com aproximadamente 14 mn. Dali os veleiros se dirigem para a linda propriedade da Familia Back, com três gerações de velejadores, localizada na Caieira da Barra do Sul.

Ilha dos Cardos onde finalizou a regata e o local da festa

Participamos no Tinguá na categoria Proa Rasa (a dos velejadores cruzeiristas), que fez um trajeto mais curto, retornando ao ICSC após montar a segunda bóia. Comigo na tripulação  o Jorge Calliari, meu sobrinho Tasso Beltrão Rêgo e o Eduardo Espindola. Largamos muito bem no vento NE, que variou entre 15 e 20 nós, e montamos a primeira bóia na frente de muitos barcos mais rápidos, mas ficamos mal posicionados com muito vento sujo, perdendo um pouco da vantagem para o Maskote (Delta32, ex-Avohai). Chegamos na segunda bóia ainda liderando nossa classe, mas com uma manobra ruim fomos ultrpassados pelo Maskote, que velejando muito bem, sem erros, não nos permitiu  mais recuperar a ponta nesta última perna de contra-vento. Chegamos 21" atrás e ficamos com o 2º lugar.

 Tinguá montando a primeira bóia

Fui para a festa de confraternização de carro. Lá rolou a integração entre as tripulações dos 23 veleiros (a excessão da Volta à Ilha, fazia tempo que não tinhamos tantos barcos na água) e a premiação, com os Backs recebendo muito bem os velejadores, aliás como já é costume.

 A linda propriedade dos Backs
Abaixo um vídeo do Veleiro Kaikias (C30) nos dá uma idéia da velejada. Os C30 fizeram as 14 mn da regata em 01:17'.


Mais imagens e clip em www.esportesdomar.com.br