quarta-feira, 31 de julho de 2013

Tinguá Não Vai Subir

Este ano dificilmente subiremos para o Sudeste do Brasil com o Tinguá como nos anos anteriores. Primeiro tivemos aqui em Floripa o Encontro Nacional dos Velejadores de Cruzeiro da ABVC, no feriado de Corpus Christi, em que participei da organização. Depois a família marcou férias de julho no Canadá. Argumentei que era a época da Semana de Vela de Ilhabela e do Cruzeiro Costa Verde, mas não havia outra data pois precisava ser no verão do hemisfério norte e nas férias escolares dos filhos. Retornei agora precisando dar um tempo em casa e daqui há pouco já esquenta por aqui. Talvez passe alguns dias navegando na região de Paraty a bordo do Kyriri ete, atendendo os convites do Giovani.

Fui relutante para o Canadá. Mas me surpreendi com o país e gostei muito. São muito organizados, cultos e educados, adoram estar junto da natureza praticando esportes, caminhando, pedalando ou fazendo pic-nics. O país é lindo, muito seguro, com uma qualidade de vida impressionante. Mesmo tendo semelhanças com os Estados Unidos são melhor para o meu gosto, com maior influência européia. O inverno é difícil e rigoroso, mas segundo nossa sobrinha que mora lá eles não ficam parados, mudam as atividades.

 Uma das marinas, nas pequenas ilhas em frente a Toronto, no Lago Ontário

Não fui em nenhum lugar com mar e mesmo assim vi mais veleiros que no Brasil inteiro e eles são só 34 milhões. Tudo que é rio de maior tamanho ou lago tem marinas e iates clube.

Nenhum comentário: