segunda-feira, 7 de outubro de 2013

12ª Regata Mormaii

A Regata Mormaii já é tradicional na Copa Veleiros da Ilha de Oceano. Normalmente disputada em Novembro neste ano ocorreu no sábado (05/10), valida pela 6ª etapa, com percurso de 30 mn deste o trapiche da Avenida Beira Mar Norte até a Praia de Bombinhas. Dia bonito e ensolarado com ventos do quadrante Sul de inicio com 10-14 nós, mais fracos após a Ponta de Jurerê e da metade em diante, já em mar aberto crescendo de 16 até 24 nós e ondas de até 2 m. 

 Logo após a largada

Acostumado que em todas as regatas que passam pela Baía Norte deixa-se a Ilha de Ratones Grande por Boreste segui por ali, mesmo ficando com pouco vento na sombra da ilha. Esta regra é colocada para não dar vantagem aos barcos de quilha retrátil que cortam caminho por cima da Banco da Daniela. Mas desta vez o Aviso de Regatas foi omisso e a maioria dos competidores deixou a ilha por Bombordo...

Durante a regata

Estávamos com a tripulação reduzida, somente quatro (Jorge Calliari, Érico Couto Jr., Leone Martins Jr. e Eu), e sem proeiro numa regata com muito vento de popa. A maioria da flotilha optou por seguir junto a costa enquanto nós optamos por orçar para fora arribando mais tarde para contornar a Ponta das Bombas, o que se revelou acertado quando o vento cresceu e passamos a andar mais rápido que todos os que navegavam grudados na costa. Infelizmente, o vento e o mar cresceram demais e pelo nosso través nos obrigando a arribar antes da hora e baixar o balão.


Já dentro da Enseada de Bombinhas (Foto de Cris Pessini)
 
Mesmo assim, concluímos a regata em primeiro na classe RGS Cruzeiro com o tempo de 05:07:38h, ficando em 2º lugar entre os 8 inscritos da classe. A premiação e confraternização aconteceram no Recanto do Marujo, a beira mar, num lindo final de tarde. Ótima regata, boa organização da Vice-Comodoria de Eventos do Veleiros da Ilha e calorosa recepção pela Secretaria de Esportes do Município de Bombinhas.


Local da premiação e confraternização

Jorge e Érico voltaram por terra. Leone e Eu dormimos a bordo, ancorados na Praia da Sepultura, e retornamos com o Tinguá no domingo cedo, com muito vento Sul pela proa.

Clip do esportesdomar.com.br
 
Mais imagens aqui e ali.
(Atualizado em 10/10/13 17:34) 

Um comentário:

SVEN LARSON disse...

Parabens Beltrão, com o teu blog fico sabendo das novidades em Floripa, quando não estou por aí. Abraço. Gunnar Hansen - Veleiro Tagus. Marina Santo Antonio.